Jornada acadêmica visa discutir Reforma Agrária no Paraná

13124618 1112397702135628 6734370144089742527 n

Com o intuito de dialogar com a sociedade o Projeto de Reforma Agrária Popular, a situação do uso de agrotóxicos no Oeste do Paraná e a violência e impunidade submetidos os camponeses no Brasil, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, realizará na próxima segunda-feira (02) o evento “Jornada Universitária em Defesa da Reforma e da Democracia: 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás”.

De acordo com o coordenador do evento, professor João Carlos de Campos, o evento tem como objetivo geral dialogar com a sociedade o Projeto de Reforma Agrária Popular proposto pelos Movimentos Sociais Populares do Campo – com destaque ao MST. A ideia, explica ele, é repercutir algumas questões centrais, como: o apoio à Reforma Agrária como forma de democratização da estrutura agrária, social, econômica, política e educacional brasileira; a defesa da educação pública de qualidade e a defesa da Reforma Agrária como bandeiras articuladas em prol da construção de um projeto popular para o país; reconhecimento dos Movimentos Sociais Populares do Campo como sujeitos coletivos de produção de conhecimento; expressar a contrariedade das universidades públicas brasileiras contra toda prática de criminalização dos movimentos sociais populares e reconhecer a legitimidade das lutas de ação direta dos movimentos em defesa da qualidade da alimentação dos brasileiros e da democratização da terra, da educação, da cultura e da comunicação.

Feira Agroecológica

Ainda, a proposição é trazer a memória o conhecido massacre de Eldorado de Carajás e realizar o lançamento da Feira Agroecológica na Unioeste enquanto ambiente de aquisição de alimentos saudáveis, fruto das áreas de reforma do oeste do Paraná.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Universidade, Rosalvo Shutz, de início a feira será lançada no Campus de Cascavel, mas a proposta é que a feira ocorra em todos os campi da Instituição. “No Campus de Toledo a inauguração está marcada para 10 de maio, já nos outros as datas estão sendo encaminhadas”, explica Rosalvo.  A feira acontecerá todas as quartas-feiras no período matutino, com a exposição de produtos agroecológicos e no período vespertino serão expostos produtos artesanais.

Programação da Jornada Universitária (Auditório Arnaldo Busato)

9 horas - Abertura: Mística com educandas e educandos do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo;
9h30 – Mesa de Lançamento da Feira Agroecológica da Reforma Agrária; Produção Agroecológica e reforma agraria (Armelindo Rosa da Maia); Princípios da Feira Agroecológica (Eduardo Rodrigues e Pró-reitor de extensão da Unioeste – Rosalvo Shutz);
13h30 – Lançamento da Mostra Artístico Cultural com exposição de fotos de Paulo Humberto Porto Borges;
14 horas - Plenária da Frente Brasil Popular com Gilmar Mauro;
17 horas - Apresentação do Coral Guarani;
17h30 – Apresentação do Grupo de dança Escola Zumbi dos Palmares;
17h50 – Apresentação Musical de Luiz Braz;
18 horas – Mesa Redonda “Agronegócio, Violência e Impunidade no Campo”. (Lilimar Mori – 10ª Regional de Saúde; Gilmar Mauro – MST; Ana Tereza Bittencourt Guimarães – Unioeste; Américo Noboru Onaka – ADAPAR; Paulo Humberto Porto Borges – Unioeste).

A entrada é gratuita. Para realizar a inscrição e consultar outras informações acesse o endereço: http://midas.unioeste.br/sgev/evento/3jornadauniversitariadareformaagrafia

13051753 1112392688802796 3455934135231227008 n