Projeto discute infância no Século XXI

02

“Pedagogia em ação: para além da sala de aula”. Este é um projeto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, coordenado pela professora Rosana Wandscheer Bortolini, com apoio das docentes Berenice Lourdes Bossoi e Jamily Charão Vargas, que o desenvolvem desde o primeiro semestre de 2014.

A aplicabilidade do projeto, segundo a coordenadora, é na formação inicial e continuada a partir da aquisição de conhecimento teórico-prático para pensar e repensar a práxis pedagógica nas ações educativas docentes. “Pelo fato de que neste século (XXI) em especial, a infância passou a ter nova característica, não estou afirmando se concordo ou não, mas é fato. Aquela infância cheia de jogos, brincadeiras, imaginação e descoberta passou a ceder espaço também às tecnologias, é comum encontrar crianças manipulando celulares, conectando-se a internet, manipulando iPod ou smartphone, comunicando-se e articulando-se com outras crianças ou pessoas com a mesma intensidade com que joga bola. Pensando nesta criança, como não pensar o ambiente escolar como processo de educação formal e, portanto, articulador do desenvolvimento integral do humano?”, explica.

Entre as expectativas com relação ao projeto, a coordenadora menciona a contribuição para a formação dos educadores em processo de graduação, no caso as acadêmicas envolvidas, os educadores da rede municipal e estadual do município de Foz do Iguaçu, levando o conhecimento acadêmico, teórico e científico à comunidade, refletindo-o a partir do contexto educacional local.  “Entre outros aspectos, discutir e argumentar sobre o papel da educação formal para o desenvolvimento do sujeito crítico no atual momento histórico, pensando nas tecnologias em geral, nas realidades sociais e culturais, para então refletir sobre as estratégias, métodos e metodologias de ensino e na aprendizagem mais adequadas ao educando”, salienta.

O Projeto

Este projeto de extensão surgiu a partir de um diálogo com alguns professores da rede municipal de Foz do Iguaçu, o que motivou a sua criação. “Foi inevitável pensar nos anos que fui professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e nas inúmeras situações vivenciadas no contexto escolar, naquele momento a que mais chamava minha atenção era a necessidade de uma formação continuada para além de atividades individuais e corriqueiras do ambiente escolar”, concluiu.

A coordenadora disse ainda que “a contínua formação contribui para maior qualidade no processo de ensino-aprendizagem e desenvolve no educador o sentimento de valorização profissional. A extensão universitária, neste contexto, contribui significativamente, corroborando com os sujeitos envolvidos com a educação, ou seja, para o desenvolvimento das atividades com maior criticidade e qualidade, trabalhando para humanizar mais a sociedade”.

Raiane comenta também que o docente no processo educativo deve se ver como sujeito histórico e político para que consiga transmitir aos educandos tal consciência. “É no espaço da sala de aula, é no dia a dia, desde a mais tenra idade, que se constroem sujeitos críticos aptos a lutarem por um mundo melhor de se viver”. Finaliza a professora exaltando que o objetivo principal é refletir a educação fundamental inicial (1°ao 5° ano), debater e discutir estratégias, métodos, metodologias de ensino - aprendizagem para esse novo ser que se apresenta no contexto do século XXI e nada melhor do que iniciar pela própria realidade da escola.