Unioeste sedia dois simpósios em Foz do Iguaçu

LOGOCERTA

Ocorrerá amanhã (28) e sexta (29) o “IV simpósio internacional e encontros etnográficos com crianças, adolescentes e jovens em contexto educativos” e o “I simpósio internacional de investigações qualitativas com participação de crianças, adolescentes e jovens” na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu.

O quarto simpósio internacional, busca fortalecer as linhas de investigação desenvolvidas nos três simpósios anteriores sobre a etnografia com crianças, adolescentes e jovens. O primeiro simpósio foi realizado em novembro de 2009 em Buenos Aires, Argentina, o segundo, em outubro de 2011 em Bogotá, Colômbia, e o terceiro, em novembro de 2013, em Oaxaca, México.

Em Buenos Aires foi criado um espaço de intercâmbio e discussão sobre o papel das crianças e jovens na produção de conhecimento social. Em Bogotá foram apresentados trabalhos etnográficos que descrevem como crianças, adolescentes e jovens se envolvem nas dinâmicas sociais, educacionais, políticas e culturais, e como exercem sua agência para propor possíveis alternativas para transformação de suas identidades e de suas dinâmicas quotidianas. Em Oaxaca, os trabalhos exploraram o envolvimento dinâmico, a agência, e o compromisso de todos participantes da investigação etnográfica: pesquisadores, crianças, adolescentes, jovens, e outros atores.

Uma seleção dos trabalhos do simpósio de 2009 foi publicada em 2011 pela editora Miño y Dávila, e uma segunda seleção de trabalhos do simpósio de 2011 está em processo de publicação com a editora Pontifícia Universidad Javeriana, em Bogotá. A terceira publicação, com uma seleção dos trabalhos do simpósio de 2013, está em fase de planejamento.

Os objetivos são reunir resultados de pesquisas feitas em colaboração com crianças, adolescentes e jovens, em andamento ou concluídas, que examinem e problematizem os processos políticos e culturais e o papel das crianças e /ou jovens em contextos escolares. Também é desenvolver debates epistemológicos, teóricos, e metodológicos sobre a incorporação de crianças, adolescentes e jovens como colaboradores em trabalho de pesquisa social em geral e etnográfica em particular.