Ciclo de palestras aborda representações de álgebras e módulos

IMG 5602

O Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa "Matemática e Aplicações " da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, realiza na próxima terça-feira (03), às 14 horas, a 4ª palestra “Representações de Álgebras e Módulos” ministrada pelo doutor da Unioeste, Clezio Aparecido Braga.

Podem participar pesquisadores/professores da área, alunos de graduação e pós-graduação em Matemática e áreas afim e comunidade externa. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no site do Grupo de Pesquisa. Acesse www.unioeste.br/mat.

De acordo com o docente do grupo, André Vicente, este Seminário abordará o conceito de álgebras de caminhos e o conceito de representações de álgebras e módulos por meio do grafo orientado (quiver) sobre um corpo algebricamente fechado. Também será feito uma rápida descrição da categoria de módulos sobre uma álgebra de caminhos e será exibida a equivalência existente entre a categoria de módulos sobre uma álgebra de caminhos e a categoria de representações dada pelo quiver da álgebra.

Sobre o Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa "Matemática e Aplicações " é um projeto de extensão e tem como objetivo promover palestras periódicas sobre aspectos relativos à Matemática e suas aplicações.

As palestras são ministradas por docentes da Unioeste e também por professores de outras instituições. As palestras abordam tanto temas recentes em Matemática quanto aspectos mais elementares sobre tópicos de interesse do grupo de pesquisa. Assim, pretende-se estimular o desenvolvimento de pesquisas/trabalhos em duas direções: uma envolvendo aspectos recentes em Matemática tendo como objetivo promover a interação entre professores do grupo com pesquisadores de outras instituições e a outra direção envolverá temas mais elementares com os quais pretende-se atingir alunos de graduação e público em geral.

Outras informações sobre as palestras e também sobre o projeto acesse site do Grupo.