Moacir Piffer realiza aula magna no Campus de Foz

IMG 20160413 195838340

A pedido do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o professor Drº. Moacir Piffer realizou uma Aula Magna para os cursos do Centro no dia 13 de abril.

A palestra teve como título "O papel das universidades no desenvolvimento regional", sendo prestigiada pelo diretor geral do Campus, diretor do CCSA, coordenadores e discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Hotelaria e Turismo.

Em sua palestra o professor Moacir Piffer, destacou que a produção da universidade é diferente de uma empresa, pois a Instituição produz conhecimento, e que a Unioeste é a maior academia da região Oeste do Paraná.

Ainda, deu ênfase para a rede estadual de ensino superior do Paraná, apresentando a Unioeste como de extrema importância para o Estado, e atestou suas palavras apresentando estudos que comprovam que a Unioeste gera lucro direto e indireto para o Estado, pois são investimentos que o Estado aplica diretamente na qualificação profissional, e que indiretamente gera uma grande rede de colaboração, atuando em regiões de pobreza no Estado, e destacou a força da atividade agrícola da região Oeste, que se desenvolveu devido ao intenso trabalho da Unioeste.

O professor também apresentou os impactos diretos e indiretos da Unioeste no desenvolvimento regional, tais como: habitação, transporte e pessoal, bem como potencializa o uso dos recursos locais, modificando a infraestrutura local. Ele destacou ainda a evolução significativamente positiva dos índices de desenvolvimento humano municipal, devido as atividades desenvolvidas pela Unioeste neste ambiente.