Professores participam de evento sobre tecnologia

LOGOCERTA

Os professores Jandir Ferrera de Lima, representando o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), e o professor Camilo Freddy Morejon, representando o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, estiveram em encontro com lideranças empresariais e lideranças municipais na cidade de Mercedes (PR).

Na pauta do encontro foi discutida a cooperação com o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) e com o Núcleo de Desenvolvimento Regional da Universidade para o desenvolvimento de projetos e cursos de formação e motivação. Ainda esse ano, a Associação Comercial e Industrial de Mercedes deve organizar uma série de palestras e treinamentos para levar informação e conhecimento aos associados.

Nesse sentido, devem ser contratadas atividades junto a Coordenadoria das Associações Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) e da Unioeste. Além das palestras e treinamentos, os pesquisadores do NDR iniciarão uma atividade de prospecção junto ao potencial de Mercedes em algumas atividades produtivas, dentre elas, a produção de plantas medicinais e aromáticas.

Segundo o professor Jandir Ferrera de Lima, “neste primeiro momento iremos aplicar um questionário para saber o perfil socioeconômico dos produtores de plantas medicinais e aromáticas para na sequencia avaliarmos as potencialidades dessa atividade para auferir valor agregado e negócios aos produtores”.

A parceria da Unioeste com a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Mercedes iniciou em 2015 por meio da colaboração na área de inovação e com a assessoria técnica no projeto da incubadora agroambiental do município. “Há muitas possibilidades de parceria, tanto com o município de Mercedes, mas com outras cidades do Oeste paranaense” disse o professor Camilo Morejon.

Os resultados dessa parceria deverão gerar frutos em breve. A extensão tecnológica inovadora da Unioeste avança a passos largos e esse é apenas um dos exemplos das atividades da Universidade juntos aos municípios da Região Oeste do Paraná.