Evento Ditadura no Paraná lança livro Combatentes: tempos de falar

IMG 0457

O evento ‘Memória, verdade e justiça: a ditadura no Paraná” foi realizado hoje (11) no Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). De conotação inédita, registra nos anais da história um momento especial em deixar as vozes reprimidas a manifestarem-se, para todos os cantos, a verdadeira história da resposta do governo ditatorial em relação aos movimentos dos trabalhadores que tinham como meta, criar um novo projeto de sociedade.

De acordo com o professor Alfredo Batista, estavam presentes cerca de 500 participantes. Na parte da manhã, a Militante dos Direitos Humanos, Suzana Keniger Lisboa, que tem mais de 30 anos voltados a essa área, fez um relato de como está o Brasil no papel do Estado em identificar aonde estão e qual é a situação de todos aqueles que foram mortos e desaparecidos durante a Ditadura. Suzana mostrou, por meio da ministração A luta pelos “desaparecidos”; as políticas públicas de memória; as comissões da verdade”, que o estado brasileiro não tem desenvolvido atividades para identificar restos mortais e documentos da época.

Outro participante ativista dos Direitos Humanos e autor do livro “Onde foi que vocês enterraram nosso mortos?”, Aluízio Ferreira Palmar, 73 anos, vítima da ditadura falou sobre “A verdade vindo à tona na Comissão Estadual da Verdade do Paraná”. Além disso, fez uma exposição de como a burguesia brasileira, por meio de suas identidades representativas, tem tratado a luta dos trabalhadores e como tem reagido constantemente a partir de Getúlio Vargas, 1971, até hoje, no que diz respeito em impedir que os direitos sociais avancem, por golpes via metodologia da economia ou por atitudes diretoriais.

Já no período da tarde, o professor Henrique Serra Padrós, ministrou de forma pedagógica, por meio da palestra “A Ditadura Brasileira: reflexões sobre o papel do ensino e da escola contra o silêncio, o saudosismo e a sedução do terrorismo de Estado”, como os professores e os presentes no evento podem trabalhar com a obra “Combatentes: tempos de falar – Depoimentos da Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade do Paraná”. Livro de autoria dos professores Alfredo A. Batista e Carla Luciana Silva, que foi lançado às 16 horas e distribuído para todos que fizeram parte do encontro.  Em breve a obra vai estar disposta eletronicamente.

Segundo diretora da Edunioeste, professora Aparecida Feola Sella, o evento superou as expectativas da Editora, porque todos os livros estão sendo muito procurados.  “Para mim é uma conquista e estou muito feliz, pois não estávamos esperando essa movimentação”. Ainda, a professora conta que a ideia da obra “Combatentes: tempos de falar” é a primeira obra que retrata um marco histórico na editora. “Efetivamente trata-se do primeiro projeto depois de 2012, quando promovemos o novo perfil da editora, com produção de fontes primárias. A obra trabalha com essas fontes sobre o silenciamento do Oeste do Paraná com relação a repressão na época da Ditadura, ou seja, nosso livro é extremamente genuíno e original, trazendo à tona o que não aparece nos documentos oficiais, nem nos livros didáticos”, relata Aparecida.

Em breve o exemplar estará disponível eletronicamente para que todos possam desfrutar do conteúdo. Outras informações pelo telefone (45) 3220-3026/3027.