Ceapac: cerimônia destaca a importância do trabalho realizado pelo Centro

IMG 0278

Mesa de honra composta para a cerimônia de apresentação

Com a missão e objetivo de “devolver” sorrisos à uma parcela da população que nasce com anomalias e malformações na face, é que o Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofacias (Ceapac) foi criado. Para divulgar e destacar a importância deste trabalho o Ceapac promoveu na manhã de hoje (07) uma apresentação.

Na cerimônia foram apresentados o vídeo institucional do Centro e materiais de divulgação. Também foram convidados autoridades, professores e servidores que contribuíram para que o Centro se tornasse realidade, além dos pacientes e familiares.

Durante fala, o coordenador do Centro, dentista Amadeu Tomasin Neto, agradeceu ao reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff e todos os envolvidos na construção do Ceapac e relembrou o início do projeto como um sonho de alguns dos professores, devido a demanda crescente de pacientes com anomalias craniofacias. “A missão a nós confiada é motivo de orgulho para toda a equipe”.

Amadeu destacou também a integração que o Centro proporciona entre Universidade e comunidade. “É gratificante para todos nós devolver o sorriso para uma criança”, finalizou.

O Centro possui atualmente 512 pacientes cadastrados e busca o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

O reitor da Unioeste, professor Paulo, agradeceu a todos os envolvidos no trabalho e na viabilização de recursos para que o Centro pudesse funcionar, e colocou ainda que estão trabalhando para que o Centro consiga o credenciamento, pois “o Ceapac é de grande importância para a população, Universidade e região Oeste do Paraná”.

Também estiveram presentes o vice-reitor da Unioeste, professor Moacir Piffer, o chefe da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, representando o Secretario Estadual de Saúde, Michelli Caputo Neto, o diretor geral do HUOP, Luiz Sérgio Fettback, entre outras autoridades.

O vídeo transmitido na cerimônia foi produzido por meio de um projeto de Extensão da Unioeste, a TV Imago e pode ser conferido no link: https://goo.gl/1hff1v

Ceapac

O Ceapac foi criado em 2013 e possui uma equipe completa para atender pacientes e familiares, nas especialidades de: Odontologia (Odontopediatria, Ortodontia, Clínica Geral, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxifacial e Implantodontia), Fonoaudiologia, Medicina (Pediatria, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologista e Genética), Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Assistência Social e Enfermagem.

A estrutura do Centro fica localizado anexo ao HUOP e o prédio foi construído com recursos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Com 1.580 metros quadrados já foram realizados mais de 7 mil procedimentos ambulatoriais. A primeira cirurgia de queiloplastia (fechamento de lábio) foi realizada em 2014 no HUOP.

IMG 0266

IMG 0270