Central de Notícias

Encontro discute sobre Revitalização do Rio Iguaçu

 

FOTO SITE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, sediou nesta quarta-feira (06) o “Encontro de Lançamento e Mobilização para Educação Ambiental: Revitalização do Rio Iguaçu”, realizado pelo Governo do Estado do Paraná, pela Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar e pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), tendo como objetivo discutir ações voltadas a educação ambiental para a revitalização, despoluição e preservação do Rio Iguaçu, maior rio do Paraná com 54.785 Km². 

De acordo com o secretário executivo da Câmera Temática de Educação e do Projeto de Revitalização do Rio Iguaçu, Eduardo Batista, a proposta e as ações de educação ambiental visam trabalhar com sistemas educacionais dos 109 municípios da básica hidrográfica no Rio Iguaçu. “As propostas serão construídas coletivamente por ações de educação ambiental em cada município de acordo com sua realidade. As prefeituras que aceitarem trabalhar em conjunto conosco, irão indicar um representante para compor um coletivo de gestores ambientais e esses gestores passarão por uma capacitação na parte de revitalização de rios e desenvolverão planos dentro dos respectivos municípios e escolas nos moldes e nas orientações que a câmera temática irá desenvolver”, esclareceu Eduardo. 

Além disso, Batista explicou, ainda durante o evento, que os objetivos mais específicos do projeto é: contribuir para a mobilização socioambiental e internalização dos conceitos e práticas de sustentabilidade; estimular a discussão sobre a realidade ambiental para a melhoria da bacia hidrográfica do rio Iguaçu; desenvolver ações de educação ambiental junto aos sistemas educacionais; mobilizar a sociedade para o protagonismo no processo de revitalização dos rios que integram abacia do Iguaçu; formar parceria nos municípios para a execução das ações práticas; criar rede de multidisciplinares, por meio de gestores públicos, professores, estudantes e toda a sociedade, entre outros. 

Dos 65 municípios convidados a praticar do evento e discutir parceria para revitalização do Rio Iguaçu, cerca de 35 órgãos administrativos marcaram presença no evento. As instituições parceiras que estão envolvidos nesta obra para colaborar com os prefeitos que decidirem realizarem convenio são: Sanepar, Secretária do Meio Ambiente (Sema), Secretária de Estado da Educação (SEED), Unilivre, Ministério Público do Paraná (MP), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Prefeituras, Rotary, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime), Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná  (Sinepe). 

Sobre o Revitalização do Rio Iguaçu

O Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu (GGRI) é um formado por diversas instituições e tem como missão trabalhar pela revitalização, despoluição e preservação do maior rio do Paraná: o Rio Iguaçu. Seu trabalho está ligado ao Projeto de Revitalização do Rio Iguaçu, instituído pelo Decreto 1.589/2015, assinado pelo governador Beto Richa em 2 de junho de 2015 e publicado no Diário Oficial 9.465 no dia seguinte. O GGRI é coordenado por Mario Celso Puglielli da Cunha.

Para outras informações e consulta dos índices de poluição do Rio e trabalho de limpeza, acesse os sites: http://www.rioiguacu.pr.gov.br/http://www.meioambiente.pr.gov.br/.

CAPA SITE

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.