Aprovado relatório da autoavaliação institucional

11

Em reunião realizada ontem (04), na sala de reuniões da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Comissão Central Permanente de Avaliação Institucional (CCPA), aprovou o Relatório Final de Autoavaliação Institucional da Unioeste, referente ao ciclo avaliativo 2012/2014 e, também, o Projeto de Avaliação Institucional para o triênio 2015/2017.

O processo de autoavaliação institucional da Unioeste segue as normatizações da Lei 10.861/2004, qual criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) bem como as Diretrizes das Comissões Federal e Estadual (CONAES e CEA).

Na Unioeste, com a constituição de uma Diretoria de Avaliação Institucional na sua estrutura organizacional, vinculada a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), a operacionalização, o acompanhado e a coordenação das diretrizes que norteiam esse processo está sob a responsabilidade da Diretoria, com o objetivo de manter a permanência dos processos avaliativos, sem interferir na autonomia das comissões Central e Setoriais, porém, com o compromisso de garantir o cumprimento das legislações pertinentes a essa temática, em que pese a importância de atender aos prazos legais para a manutenção do credenciamento, recredenciamento e avaliações dos cursos, intermediando as ações da comissão e da gestão.

Segundo a servidora Nelci Janete dos Santos Nardelli, Diretora de Avaliação Institucional, “com o novo projeto para a realização da Autoavaliação Institucional, correspondente ao triênio de 2015/2017, a CCPA visa atingir o objetivo principal de consolidar o processo de avaliação participativa e formativa, em busca do autoconhecimento e do aperfeiçoamento institucional, em todas as suas dimensões. Para tanto, é preciso avançar nas ações de divulgação e de disseminação das informações acerca do processo de autoavaliação institucional e, um dos mecanismos que será adotado para atingir esse objetivo, é a integração do instrumento de coleta de dados para a Autoavaliação ao Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, o que poderá contribuir com o processo de transparência institucional e propiciar que a comunidade acadêmica conheça e reflita sobre as qualidades, as fragilidades e as potencialidades institucionais”.

O relatório final e o projeto para o novo ciclo avaliativo estão incluídos na pauta da próxima reunião do Conselho Universitário e, após sua aprovação, serão disponibilizados no site da Unioeste para iniciar o processo de publicação, uma das etapas previstas para a consolidação da autoavaliação institucional.