Começam aulas do Projeto PDA de Libras

IMG 0040

Iniciou hoje (30) o curso de Libras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), fruto do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) ‘Libras básica no serviço público - superando os limites da comunicação’, desenvolvido e coordenado pela agente universitária Laura Cristina Chaves Romero juntamente com a equipe de colaboradores: Geyze Alcantara, Lourdes Helena Fernandes, Mari Ângela Sbaraini, Nelci Janete Nardelli, Alexandre Mendes dos Reis e com a participação especial do servidor Carlos Estevan Oya.

O curso vai de março até dezembro de 2016, porém o projeto começou em agosto de 2013 e agora vai principiar a 3ª turma em nível básico de comunicação. Estão participando também os alunos do nível intermediário e avançado.

De acordo com a agente universitária, o curso pretende ensinar uma forma de comunicação básica pelo ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Os

participantes adquirem conhecimento para se comunicar minimamente com uma pessoa surda. Servidores efetivos, contratados temporários e estagiários participam.

“A Unioeste é uma Universidade que vem expandindo a acessibilidade para todos, pois os alunos e docentes sentem a necessidade de saber se comunicar com pessoas surdas. Assim, o início do projeto na aquisição desse novo conhecimento, vem atender uma das necessidades Institucionais apontadas pela Unioeste”, comenta Laura.

Portanto, o Projeto é de suma importância, pois visa a inclusão social de forma espontânea e interativa, trazendo o contexto do ambiente de trabalho.  As aulas ocorrem uma vez por semana durante uma hora, e é efetuado por um servidor surdo da Instituição que atua na Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH).