Pesquisa aborda novas modalidades de relações sociais

LOGOCERTA

“Conecta mundos, repensando relações”. Este é um dos projetos de pesquisa desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, pela professora Andréia Vicente da Silva e abrange a área das Ciências Humanas.

O estudo, segundo a professora, que iniciou em 1º de setembro de 2015 e finalizará em 31 de dezembro de 2016, pretende utilizar os estudos e pesquisas deste grupo para preparar o capital humano para o V Simpósio Paranaense em Ciências Sociais que será realizado na Unioeste em maio de 2016. “Os estudos contemporâneos têm insistentemente apontado que as experiências sociais são cada vez mais marcadas pela mediação e ou reprodução de comportamentos e ideias e meios técnicos”, explica Andréia.

Andréia conta que a equipe buscava por um tema atual para o Simpósio e que os permitisse conjugar pesquisas nas três áreas das ciências sociais: antropologia, sociologia e ciência política. Então o objetivo passou a ser o de problematizar o contexto das relações contemporâneas mediadas por diferentes suportes sejam cibernéticos, midiáticos e audiovisuais. Além de debater de que forma o uso e o acesso a essas tecnologias tem construído novas modalidades de relações sociais, discutir a respeito das mudanças para as ciências sociais a partir da dinâmica da conectividade e questionar os descompassos entre a nova realidade que vive o cientista social e os modelos teóricos que utiliza entre outras questões. “Temos realizado pesquisas em diferentes áreas tanto teóricas como empíricas. Como exemplos de pesquisas que estamos realizando, podemos citar o uso dos celulares entre evangélicos, a relação entre o uso das redes sociais e a manutenção das relações face a face, o uso políticos das redes sociais, a introdução de programas de computador interativos e análises relacionadas a filmes e músicas.” Ressalta ela lembrand que “minha expectativa é que o projeto proporcione a equipe de professores e alunos da Unioeste o debate em um campo de pesquisa novo. Estamos buscando originalidade e inovação dentro da pesquisa em ciências sociais.”.

A aluna Maria Luíza Berlinte enfatiza que o projeto é sobre o uso de aparelhos celulares dentro das igrejas evangélicas, ou seja, busca compreender como é feita a utilização do aparelho pelos fiéis e qual é o posicionamento do pastor sobre o uso mesmo durante às celebrações. “Minha pesquisa ainda está no começo, pois estou fazendo algumas leituras antropológicas que me auxiliam, fazendo visitas à igreja para observações e entrevistas com os fiéis.”.

A equipe deste projeto é composta por Andréia Vicente da Silva (coordenadora), professores participantes (Vânia Sandeléia Silva, Paulo Henrique Barbosa Dias, Cristina Quintão Carneiro, Gustavo Biasoli Alves, Jacqueline Parmigiani, Gláucia Destro) e os alunos (Maria Luíza Berlintes, Camila Cristina Dani, Daniele Borges, Egielica Cristina Rech, Danielle de Morais Cafundó Rosera, Diego Rafael Seratto).

O V Simpósio

O V Simpósio Paranaense de Ciências Sociais será realizado na Unioeste de 18 a 20 de maio de 2016. O tema escolhido para o evento é “Conectando mundos, repensando relações”. A partir da grande temática das transformações sociais propiciadas pelo advento da conectividade objetivamos nos debruçar sobre as dinâmicas contemporâneas, problematizando o contexto das relações mediadas por diferentes suportes, sejam eles cibernéticos, midiáticos, audiovisuais, dentre outros. A ideia é debater de que forma o uso e o acesso a essas tecnologias têm construído novas modalidades de relações sociais.