Frente Parlamentar cobrará demandas para melhoria do HUOP

Frente Parlamentar no HUOP 2

Deputados da Frente Parlamentar para Desenvolvimento do Oeste do Paraná fizeram uma visita ao Hospital Universitário

Quatro dos onze deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar para Desenvolvimento do Oeste do Paraná estiveram hoje (18) no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná).

Adelino Ribeiro, Leonaldo Paranhos, José Carlos Schiavinatto e Marcio Pacheco tiveram uma reunião com as direções clínica, administrativa e geral. Os parlamentares também conheceram a estrutura e verificaram in loco as condições dos setores mais críticos do hospital.

Tudo será descrito em um relatório sucinto que será repassado à Frente Parlamentar. O documento será um instrumento para que os deputados cobrem e façam a devida pressão política em prol da melhoria do HUOP.

“A Frente vai nos ajudar. Pudemos mostrar nossas carências material, humana, de espaço e de equipamento. Há uma série de reivindicações de coisas que o hospital tem necessidade. Nós somos a única referência de hospital público na região, não só Cascavel. Isso nos obriga a um atendimento muito acima da nossa capacidade”, descreveu o diretor-geral, médico Luiz Sérgio Fettback, aos deputados.

Fettback também explicou aos deputados que há três setores em reforma no HUOP. Um é a UTI Pediátrica, que depois da obra terá dez leitos. As cinco vagas atuais passarão para o uso pós-operatório. “Isso vai nos possibilitar atender cirurgias de alta complexidade e que precisam de UTI”.

Outra importante reforma é no pronto-socorro.

“Esta é uma necessidade premente para a região. Nosso pronto-socorro é sufocado quanto ao espaço sendo que temos em nossa programação ofertar um serviço de primeiro padrão. Mas para isso, ele precisa ficar pronto”.

O terceiro setor em reforma é a Enfermaria que, quando pronta, terá 28 leitos. “Com essa oferta, vamos melhorar e muito nossos atendimentos”.

Um dos pontos enfatizados pelo diretor-geral aos deputados é a necessidade de ter mais hospitais atendendo a baixa complexidade para aliviar o HUOP.

“O que Cascavel tem necessidade é de outro hospital público que atendesse a baixa complexidade e nós ficássemos com a média e a alta complexidade. Isso resolveria o problema da saúde de toda a região”.

VISITA

Os deputados conheceram as instalações do HUOP e verificaram in loco a situação de alguns setores e também espaços em reforma.

Avaliação comum entre os deputados é de que os profissionais fazem um excelente trabalho à comunidade da região mas que o HUOP precisa de mais recursos financeiros, mais servidores e agilidade na conclusão das obras.

“Percebemos uma grande quantidade de investimentos mas a execução muito demorada e necessidade de mais profissionais. Vamos receber um relatório sucinto da direção e vamos ter uma ação de analisar, levar as reivindicações e, acima de tudo acompanhar”, afirmou o coordenador de Frente Parlamentar, deputado estadual José Carlos Schiavinatto.

O deputado Adelino Ribeiro destacou o dever da Frente Parlamentar em fazer uma pressão política para ajudar as sanar as dificuldades do hospital. “Compete a nós fazermos a pressão em quem tem competência de contratar. O que vimos aqui é precisa-se urgentemente da contratação de pessoal. A ideia é a frente parlamentar fazer uma audiência com governador, passar o que tem de ser passado aqui e também tentar agilizar o credenciamento de alguns procedimentos”.

Já o parlamentar Márcio Pacheco destacou a importância do HUOP à região. “O HUOP é um hospital extraordinariamente importante para a região. Sem o HU imagine como seria a situação da saúde pública”. Quanto às obras, Pacheco considerou que tanto o governo do Estado, quanto os deputados devem cobrar mais agilidade para que elas sejam concluídas o ais rápido possível. “O atraso para conclusão das obras é inconcebível porque o Estado fez a parte dele ao licitar. Temos que cobrar a responsabilidade solidária das empresas, agilizar o encaminhamento de mais recursos”.

O deputado estadual Leonaldo Paranhos observou que há uma grande empenho tanto dos servidores quanto da direção para ofertar o atendimento de qualidade. Empenho que, na visão do deputado, muitas vezes vai além dos limites pessoais.

“Há um empenho dos servidores em fazer algo além dos seus limites pessoais, uma doação profunda para garantia atendimento a população e também da diretoria médica e administrativa no sentido de que algumas demandas precisam acontecer”. Paranhos avaliou ainda que é preciso fazer cobranças, a partir do relatório, para que haja mais repasses de recursos para obras e equipamentos, contratação de mais servidores e agilidade no cronograma de obras.