Laboratório de Rondon está entre os melhores do Brasil

Foto 1 Integrantes do Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente GESOMA CNPq

O Laboratório de Química Ambiental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, mais uma vez foi classificado entre os dez melhores do Brasil e no Paraná.

De acordo com o coordenador, Affonso Celso Gonçalves Junior, a classificação ocorreu junto ao programa de controle de qualidade do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em uma reunião que foi realizada dia 16 de fevereiro, na qual o técnico Gilmar Divino Gomes participou. “Recebemos a notícia que o Laboratório de Química Ambiental ficou classificado entre os dez melhores laboratórios do Brasil (Conceito A), dentre mais de 130 laboratórios participantes do programa, referente às análises físicas de solos (granulometria), conquistando novamente o Selo de Qualidade para 2016, emitido pelo IAC somente aos melhores laboratórios”, comentou o coordenador.

Affonso disse ainda que recebeu a informação da Comissão Estadual dos Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (CELA-PR) que o referido laboratório também ficou entre os melhores do estado do Paraná com conceito ‘Excelente’ ou seja 97,0 referente à qualidade das análises químicas de solos e, assim, novamente obtendo o “Selo de Qualidade” emitido pela CELA-PR para o ano de 2016.

Além disso, ele explica que em breve serão renovados os convênios de análises de solos (químicas e físicas) com diversas prefeituras da região Oeste do Paraná, uma vez que o Laboratório de Química Ambiental e Instrumental também presta serviço para a comunidade agropecuária em análises de solos, águas, tecido vegetal e amostras ambientais diversas. Também atende e auxilia diretamente diversos professores e pesquisadores da Unioeste em seus projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado realizados no Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon.

O professor Affonso agradece ao apoio do Campus de Marechal, ao Centro de Ciências Agrárias e principalmente a toda a equipe de orientados bolsistas de iniciação científica mestrado, doutorado e pós-doutorado que participam deste importante grupo de pesquisa do Laboratório de Química Ambiental e Instrumental.

Sobre o Laboratório

O laboratório é coordenado desde o ano 2000 pelo professor Affonso Gonçalves e atualmente atua com os técnicos Gilmar Gomes e Emerson Gasparotto, além de diversos bolsistas e estagiários.

A equipe de pesquisa do professor Affonso pertencente ao Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA-CNPq-Unioeste) tem desenvolvido e orientado diversos projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e trabalhos de inovação tecnológica, efetivado muitas parcerias nacionais e também internacionais com diversas universidades da Espanha e de Portugal sendo que ainda, neste ano dois, orientados de doutorado do professor Affonso estiveram complementando seus estudos em Lisboa (Portugal) e em Santiago de Compostela.

Atualmente os integrantes do GESOMA e do Laboratório de Química Ambiental são: Affonso Celso Gonçalves Jr. (Coordenador e Orientador); Emerson Gasparotto (Técnico), Gilmar Gomes (Técnico), Marcelo Campagnolo (Pós-Doutorando), Daniel Schwantes (Doutorando), Gustavo Coelho (Doutorando), Adir Parizotto (Doutorando), Marcelo Gonçalves (Mestrando) e os seguintes acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica: Alisson Miola, Caio Domingues, Eduardo Volz, Dionir Briesch, Juliano Zimmermann, Elio Conradi Junior, Victor Cazzo, Camila Podkowa, Victor Edmund Elias e Valéria Graeff.