Pró-reitorias passam a utilizar sistema Plataforma Stela

IMG 0003

Há quatro anos, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desfruta de uma parceria com a Plataforma Stela Experta, que objetiva ofertar serviços de apoio estratégico nas áreas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação. E para renovar e fortalecer essa ligação, hoje (15), as pró-reitorias da Universidade participaram de uma reunião com o diretor do Instituto Stela, Marcos Luiz Marchezan, para ampliar esse aspecto de acesso.

Atualmente, a Plataforma atende 1.342 currículos da Unioeste e oferece para a Instituição a possibilidade de analisar dados, gerar relatórios, indicadores gráficos, entender a densidade de conhecimentos que existe no corpo docente, as fragilidades de conhecimento, o impacto da entrada e saída de um professor no corpo docente - em função da produção e conhecimentos que ele agrega - e o que o curso tem como prejuízo institucional com a saída do docente, etc. Portanto, ela é uma ferramenta útil para essas estratégias de informação, pois tem um foco grande na área de Pesquisa e Pós-Graduação, esclarece o líder do projeto.

Essa união existe desde 2012, e de acordo com Marchezan a Unioeste está sendo uma parceira muito importante na questão desses processos, pois foi permitido criar maior transparência no processo de julgamento das propostas de iniciação cientifica, racionalização, agilidade para totalização de dados - que antes eram feitos manualmente e agora são produzidos automaticamente pelo sistema, entre outros. “Com esses processamentos, a Unioeste já ganhou agilidade na avaliação das propostas de iniciação cientifica e acompanhamento na produção cientifica dos docentes dos cursos de pós-graduação. Além disso, essa ferramenta possibilitou aos docentes saberem o que está acontecendo em tempo real, conseguindo tomar ações proativas”, explica Marcos.

Esse modelo de trabalho permite que a Instituição atribua a permissão de uso do Experta para quem ela quiser. Por isso, o encontro de hoje resultou que todas as pró-reitorias da Unioeste também utilizaram o sistema. “Visto que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) foi a primeira a utilizar os serviços da plataforma, irá auxiliar os demais setores da Reitoria a identificar a melhor maneira de incorporar respectivas demandas à Plataforma”, esclarece o Pró-Reitor Silvio César Sampaio.