Centro de Reabilitação Física adquire elevador de piscina

Imagem tratada

Foi pensando no bem-estar de pacientes e docentes fisioterapeutas que o Centro de Reabilitação Física (CRF), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), adquiriu, no início deste ano, um elevador rotativo de piscina que possibilita maior acessibilidade para pessoas com limitações de movimentos durante o tratamento de fisioterapia.

Segundo o professor, Gustavo Kiyosen Nakayama, o equipamento proporciona aos idosos, obesos e portadores de necessidades especiais acesso à piscina para realizar exercícios sem a necessidade de ajuda manual, como acontecia anteriormente. “Aqui na clínica eu atendo diversos casos de pessoas com deficiências neurológicas, lesado medular, que sofreram AVC e até mesmo com problemas de artrose, por esse motivo, a cadeira é essencial para prevenir que o professor não se machuque carregando peso, o que poderia acontecer antes do elevador na hora de subir e descer as escadas”, esclarece Gustavo.

Um dos pacientes neurológicos do professor é o Alessandro Leite de Lima, 17 anos, que fraturou a vértebra do pescoço em um mergulho. Para o aluno, que está fazendo o tratamento há cinco meses, o aparato é muito importante porque está sendo um auxílio para todos os pacientes. “No início da fisioterapia era necessário que duas pessoas me ajudassem a entrar e sair da piscina pelas escadas e isso dificultava o trabalho. Agora me tornei independente e estou muito mais satisfeito com o tratamento e com a Instituição”, declara Alessandro.

O professor Nakayama relata que atende em torno de 20 pacientes por dia, desde recém-nascidos até idosos. Ele conta ainda que conseguiram comprar o elevador com recursos próprios do CRF, sendo um valor de R$ 14.500,00.

Atendimentos

Os atendimentos são realizados nas terças e quintas-feiras no período da manhã e nas quartas e sextas-feiras de tarde. A clínica atende sequelas de traumas, lesado medular, amputado, doenças neuromusculares, doenças cérebro vascular, paralisia cerebral, mielomeningocele, miopatias, neuropatias, entre outros.

Para os interessados em participar do Centro de Reabilitação é necessário ter encaminhamento realizado por médico de Serviço Credenciado ao SUS, e para o agendamento da consulta é necessário trazer: cartão SUS, CPF, RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão de vacina, caso o paciente seja a criança.

Mais informações sobre o Centro estão disponíveis no site http://www.unioeste.br/projetos/crf/ ou pelos telefones (45) 3220-3157 ou 3220-3236.