HUOP cria Serviço de Verificação de Óbitos

SVO

Há 10 anos, os professores de Patologia, do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, estão empenhados na implantação de um Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), com a finalidade de propiciar mais um laboratório para o treinamento e capacitação dos acadêmicos da graduação, bem como, avaliar a acurácia diagnóstica dos procedimentos realizados no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Segundo o doutor e docente da Unioeste, Sérgio Nascimento Pereira, a atividade atenderá cerca de 1.200 habitantes, já que alcança as três regionais de saúde: Cascavel, Umuarama e Toledo, abrangendo 64 municípios. O trabalho contará com recursos federais, por meio do Ministério da Saúde e também, recursos estaduais provenientes da Secretaria Estadual da Saúde (SESA).

É com satisfação, portanto, que se constata que o projeto para a sua execução já se encontra em andamento, na área destinada pela direção do Hospital. Para levar adiante o projeto os médicos Sérgio Nascimento Pereira, Fabio Negreti e Alexandre Galvão Bueno atuarão no Serviço de Verificação, e contarão com três auxiliares de necropsia que integrarão a equipe de trabalho. “Com o Serviço de Verificação espera-se determinar a efetividade terapêutica, monitorar as ações de saúde pública, identificar novas doenças e investigar a ocorrência em familiares da mesma doença da pessoa que faleceu. Conhecer se a moléstia é passível de contágio também, melhorar as formas de tratamento das doenças, destacam-se dentre as suas ações mais relevantes”, explica Sérgio.

Assim, servirá como ambiente de ensino e aprendizagem aos acadêmicos do curso, passando a fazer parte do controle da qualidade do HUOP e possibilitando a identificação de doenças e agravos que causam a morte em casos de epidemia, além de possibilitar identificar também, a causa da morte das pessoas que falecem sem assistência médica, ou ainda, daqueles que tendo recebido assistência médica, a causa do óbito permanece desconhecida.

Sérgio Pereira destaca ainda, o esforço do doutor e diretor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, que tem se empenhado pessoalmente para obter os recursos necessários para a implantação deste importante serviço no hospital.

Sobre o Serviço de Verificação

O SVO guarda semelhança com o Instituto Médico Legal (IML), mas com a diferença de que cabe a ele analisar, investigar e determinar o que motivou a morte, exclusivamente as chamadas causas naturais e considera-se como tal, o óbito que acontece por doença. Assim, o homicídio, o suicídio, o acidente e as mortes suspeitas são consideradas como sendo de causa externa e por isso de competência do IML.

Para melhor aquilatar a importância, sabe-se que na região Oeste do Paraná, a exemplo do que ocorre no Brasil, a primeira causa de morte são as patologias cardiovasculares, em segundo lugar o câncer e as causas externas ocupam então, a terceira posição no ranking. Neste contexto, a importância do projeto se justifica por si só.

Nos tempos atuais, onde cresce a preocupação com as doenças reemergentes, como a dengue, zika, chikungunya, será possível através dessa verificação identificar a causa da morte de modo objetivo, através do exame de autópsia, fazendo-o com precisão, inclusive quando ocorre a morte fetal.