Mestrado de Toledo firma convênio com Instituto Ambiental

af7fb011 dbed 4e00 950d b31fdfd15346

Na manhã de sexta-feira (04) foi firmada uma importante parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP.  Trata-se de um convênio de cooperação técnico-científico que tem como objetivo o fortalecimento institucional, o estreitamento das relações entre a Universidade e o Instituto e o desenvolvimento de pesquisas para a resolução de problemas ambientais locais e regionais.

O encontro contou com a presença do professor Cleber Lindino –interlocutor do convênio por parte da Unioeste, do professor Sandro Fernando Stolf, representante do Centro de Engenharias e Ciências Exatas, do professor Dirceu Baumgartner – coordenador do Mestrado em Ciências Ambientais, de Marilda Fornari – técnica do IAP, de Maria Glória Genari Pozzobon – chefe do IAP e interlocutora do convênio por parte do Instituto e Remi Schorn – diretor da Unioeste Campus de Toledo.

Além da formalização do convênio por meio das assinaturas, o encontro serviu para a definição dos próximos passos a serem realizados.  Embora os participantes tenham apontado para duas possíveis linhas de atuação do convênio, o estudo de odores do município e a questão da piscicultura, outras linhas de pesquisa podem surgir das próximas reuniões entre as instituições conveniadas. “A partir dessas reuniões estabeleceremos as prioridades atuais do Programa de Pós-Graduação e as demandas do IAP na área Ambiental. Num primeiro momento definiremos as ações em conjunto a partir de linhas de atuação a serem estabelecidas pelo convênio. O início das atividades se dará logo após essa definição e permitirá colocar em funcionamento as expertises das duas instituições”, declarou Cleber.

O diretor Remi Schorn salientou a importância do convênio e a necessidade da cooperação entre instituições: “Na união de nossas inteligências nos tornamos mais aptos a construir as soluções para os problemas que se apresentam. O recurso mais importante que possuímos na Universidade é o material intelectual oferecido pelas pessoas que dela fazem parte. Essas pessoas, ao construírem laços colaborativos com as inteligências de outras instituições, tornam relevante o saber universitário. É o que está acontecendo nesse momento com o importante convênio que está sendo firmando entre a Unioeste e o IAP”.