Equipe da Unioeste se une para combater o Aedes Aegypti

001

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus  Toledo, com o intuito de combater o Aedes Aegypti, foi criado o Projeto "Dengue: combate-la é um dever meu, seu e de todos". Integrante do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), o projeto tem atuado na melhor forma de combate: a prevenção.

A equipe, composta por agentes universitários, tem realizado, desde 2013, vistorias semanais no Campus, eliminado locais de possíveis criadouros do mosquito, além de promover atividades de orientação à comunidade acadêmica.

A proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se tornou uma preocupação de nível mundial. O mosquito, que vem constantemente se adaptando às zonas urbanas, possui maior concentração nas regiões tropicais e subtropicais, como no caso do Brasil.

Uilian Simões, membro do projeto, conta que após a implementação do mesmo, o número de notificações da Secretaria Municipal de Saúde foi reduzido significativamente: "Antes do projeto, o Campus tinha uma média de seis notificações por ano. Com a implementação das atividades da equipe as notificações foram reduzidas para uma média de uma por ano".

A equipe, que também é composta por Carla Regina Meurer, Laudicéia Luiza Pego, Migair Gallian e Eva Helenita Marangon, destacou que apesar da existência do projeto, a responsabilidade no combate ao mosquito é de todos. Tendo isso em vista, foi criado recentemente uma central de Combate ao Aedes.

Assim, qualquer um que identificar algo que necessite de vistoria no Campus, referente à proliferação do mosquito, como locais com água parada, pode entrar em contato pelo WhatsApp (45) 9800-6199 (Uilian), enviando notificações e até mesmo fotografias do local, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.