Encontro de Docentes debate instâncias pedagógicas

IMG 9968

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos últimos anos, vem apresentando um quadro de evasão e reprovação que tem preocupado as instâncias administrativas e pedagógicas da Instituição. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio de sua diretoria pedagógica, sedia no dia de hoje (04) o 1º Encontro de Docentes para debater questões voltadas ao trabalho do professor, no que diz respeito ao processo de ensino do conhecimento cientifico e discutir possibilidades de encaminhamentos teóricos metodológicos.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Liliam Faria Porto Borges, a Prograd com caráter administrativo buscou, desde 2012, olhar para as questões pedagógicas fazendo um levantamento/mapeamento de todo processo, e definitivamente detectaram um alto nível de evasão, reprovação e transferência na Instituição. “De lá para cá fomos constituindo uma dimensão pedagógica da Prograd com interlocução entre cursos, colaboradores de cursos, diretores de centro, e sobre tudo uma análise nacional e internacional para olhar o panorama da Unioeste com relação a educação superior em geral”, comentou.  Por esse motivo, a Pró-Reitora ainda esclareceu que já foram feitas oficinas pedagógicas e se estabeleceram com alguns cursos, de forma voluntária, uma conexão muito rica para refletir sobre as questões pedagógicas.

Liliam explica ainda que, esse quadro é internacionalmente preocupante e o nacional não é muito diferente, mas a Unioeste está absolutamente dentro da média. “Porém, isso não significa que os docentes da Instituição não precisem se preocupar, e esse primeiro encontro é um momento de estabelecermos uma pauta efetiva, convidando os docentes para essa reflexão e trabalhar com as mudanças de pensamentos’, esclarece.

Pesando em trazer melhorias e soluções para esse quadro e explicar o motivo pelo qual a Instituição encontra-se nele, o encontro contou com a presença do professor Ricardo Ramos Fragelli, da Universidade de Brasília (UNB), que ministrou a palestra “Aprendizagens ativas e colaborativas”, na qual explicou que a evasão acontece por meio de um quadro complexo, que envolve a falta de conexão do estudante com o curso e a falta de trabalho com as suas aspirações. Além disso, esclareceu que o nível de reprovação é alto por causa da formação básica deficiente, das aulas pouco estimulantes e do quadro de nervosismo e ansiedade durante as provas.

No caso da docência no ensino superior, Fragelli abordou que é necessário o docente ter uma reflexão sobre sua postura em sala de aula e pensar em que realmente devem formar como cidadãos. “Todos os anos recebemos novos estudantes que possuem dinâmicas especiais e nós muitas vezes trabalhamos da mesma forma de 10 ou 20 anos atrás, por isso a reflexão sobre a nossa postura de trabalho enquanto professor é de suma importância para que hajam melhorias no ensino e na aprendizagem, essa questão entre os estudantes deveria ser mais explorada”, comenta.

E para que essas questões sejam revertidas, Ricardo afirma que se o docente passar a se dedicar fora e dentro das salas de aulas, mudando os métodos de ensino, o quadro que enfrentamos hoje em âmbito nacional e internacional irá ser transformado. “Tenho plena convicção que podemos, juntos, reverter as instâncias administrativas e pedagógicas das universidades, desde que, o docente seja autêntico e sem mascaras, com um cuidado especial em provocar o estudante para ter paixão por aquilo que está estudando”, orienta Fragelli.

A palestra com o professor foi realiza durante o período matutino, já no período vespertino ocorrem mesas redondas. Um dos debates foi sobre “A permanência dos estudantes no Ensino Superior”, com a professora doutora, Liliam Faria Porto Borges e com a professora mestre Vanice Schossler bardelotto, ambas da Unioeste e outra abordou “A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior”, apresentada pelas professoras doutoras, Ivete Janice de Oliveira Brotto e Terezinha Lindino.

Sobre o palestrante

O professor Ricardo Ramos Fragelli, possui doutorado em ciências mecânicas (2010) pela Universidade de Brasília (UNB), onde também fez graduação (2000) e mestrado (2003) em Engenharia Mecânica. Atualmente é professor adjunto da UNB dos cursos de Engenharia da Faculdade UNB Gama e faz parte do corpo docente do mestrado em Design do departamento de Design Industrial, onde orienta trabalhos na área de Design de Interação em Ambientes Educacionais. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e Tecnologias para a educação, recebeu dez prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED E Santander Universidades. É líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas  Inteligentes e Adaptativos (GPSIA) onde desenvolve pesquisas em sistemas tutores inteligentes e adaptativos aplicados à educação, simuladores interativos, Inteligência artificial, redes quantitativas, técnicas e métodos educacionais, educação a distância e objetos de aprendizagem multiformes.

IMG 9987

IMG 9989