OBMEP abre inscrições para escolas públicas de todo o País

logo outline obmep generico horizontal sem fundo

As Escolas Públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país com alunos do 6° ao 9° ano de Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem inscrever seus alunos na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2016 até 1° de abril de 2016. As inscrições devem ser feitas por meio do site da Olimpíada (www.obmep.org.br).

A OBMEP foi criada em 2006, é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

.A OBMEP tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática. Em 2015, a olimpíada teve a participação de 47.580 escolas (localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros), que inscreveram 17.972.333 na primeira fase da prova.

Para auxiliar a coordenação geral da OBMEP em suas diversas atividades, o projeto conta com o apoio de coordenações regionais. No Paraná, existem duas coordenações regionais da OBMEP, uma em Curitiba (PR01), e outra em Cascavel (PR02). As atividades desenvolvidas na PR02 contam com o apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que disponibiliza toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da sede da coordenação regional desde 2006.

Fases

A Olimpíada é realizada em duas fases. Na primeira, são distribuídas provas compostas por 20 questões objetivas de múltipla escolha que serão aplicadas nas escolas inscritas.

Cada escola que participar do OBMEP deverá fazer as correções das provas dos níveis 1 (6° e 7° anos do Ensino Fundamental); 2 (8° e 9° anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar os alunos com as melhores pontuações.

Os alunos que passarem de fase farão uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.

Na 12ª edição da OBMEP as provas de 1ª fase acontecerão no dia 7 de junho, e as da 2ª fase, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.

Prêmios

Em 2016 OBMEP premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas. Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC- OBMEP), que será realizada em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI). A olimpíada premiara ainda professores, escolas e Núcleos Regionais de Educação.

Na edição 2014 a região PR02 obteve 12 alunos premiados com medalhas de ouro, que receberão suas medalhas em cerimônia nacional ocorrida em 20 de Julho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em uma celebração emocionante; 143 alunos premiados com medalhas de prata ou bronze; 18 professores premiados com tabletes ou assinatura da Revista do Professor de matemática e diploma; 16 escolas premiadas com kits de material didático, kits esportivos ou troféus e 1 Núcleo Regional de Educação com troféu. Estes últimos premiados receberam seus prêmios em cerimônias regionais que aconteceram nos meses de agosto e Setembro de 2015.

Em 2015 a PR02 obteve 5 medalhes de ouro (a cerimônia de premiação dos ouros está prevista para acontecer em Julho de 2016 na Cidade do Rio de Janeiro); 25 medalhas de prata; 61 medalhes de bronze, 28 escolas premiadas e 18 professores premiados, que assim como nas edições anteriores receberão seu prêmios em cerimônias regionais previstas para acontecerem em Agosto deste ano.