PDE inicia 8ª turma de professores nesta quarta-feira

DSC02503

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu início, nesta quarta-feira (02), a 8ª turma de professores juntamente com as Instituições parceiras, sendo: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Federal do Paraná (UFFR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), entre outras.

De acordo com o coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, a cada ano são selecionados pelo programa dois mil professores distribuídos nessas universidades, e em termos quantitativos o maior número é da Unioeste. “Atualmente, nossa Instituição está com 1.500 professores oriundos da região Oeste e Sudoeste, e comparando há alguns anos que tínhamos apenas 80% dos professores nos núcleos de Assis Chateaubriand, Toledo e Foz do Iguaçu, e com número ainda mais reduzido em Dois Vizinhos e Beltrão, hoje, podemos dizer que houveram muitas mudanças e avanços que nos fizeram crescer e instruir a todos os professores de forma efetiva”, explica.

Desde que o Programa foi implantado no Estado e na Unioeste houveram diversos avanços, Marco Antonio explica que o principal que pode-se destacar é a aproximação que o programa criou entre Universidade e escola pública, pois “mais de 50 mil professores fizeram graduação e atuam nas respectivas áreas, mas se não houvesse um interesse pessoal da parte deles em voltar para a Universidade de fazer uma especialização, mestrado ou doutorado, estariam estagnados. Entretanto, a criação do PDE possibilitou uma oportunidade visível que está sendo extremamente produtiva. Como consequência, temos percebido que o número de professores com projetos desenvolvidos em parceria com prefeituras, Copel, Itaipu, Sanepar e ONGs de caráter pedagógico tem aumentado de forma dinâmica dentro das escolas públicas”,

Em vista disso, o coordenador agradece aos educadores comprometidos com os trabalhos que estão iniciando nessa nova fase e deixa claro que terão um ano inteiro de intensa atividade, mas é de suma importância que aproveitem ao máximo essa oportunidade, já que o programa tem sido visto pelos outros Estados da Federação como um programa distinto extremamente diferenciado, no que diz respeito a políticas públicas e formação continuada.

Sobre o PDE

O Programa de Desenvolvimento Educacional proporciona aos professores da rede pública estadual de ensino do Paraná o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, com o intuito de aprofundar e atualizar conhecimentos e possibiliza o redimensionamento da prática docente. Além disso, constitui-se como uma política pública contínua visando integração entre Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IES) para a promoção na carreira e na formação continuada dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná.

O Programa tem duração de dois anos e o professor que ingressa no PDE tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano do programa.

A Unioeste oferta o PDE desde 2007 e é, atualmente, a Universidade que atende o maior número de professores da Rede Pública. Em 2014, o número de participantes é de 665, distribuídos nas áreas de Biologia, Ciências, Educação Especial, Educação Física, Educação Profissional, Filosofia, Geografia, Gestão Escolar, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Sociologia e Química. Além dos professores da Rede Pública, o Programa conta com envolvimento direto de aproximadamente 200 professores da Unioeste.