CECE de Foz do Iguaçu comemora 10 anos no PTI

002 10 Anos CECE Foz do Iguaçu

Hoje (02/03) o Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Campus de Foz do Iguaçu comemora dez anos no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). No dia 02 de março de 2006, pela primeira vez, o Parque recebia os estudantes do Centro de Engenharias e Ciências Exatas.

Atualmente, são 650 alunos matriculados nos cursos de Ciência da Computação, Matemática, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, que têm a oportunidade de interagir com profissionais de Itaipu e participar de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) promovidos pela Fundação PTI e parceiros.

O Centro é resultado de uma parceria entre a Itaipu e a Unioeste, que começou ainda em 1995, com a implantação do curso de Ciência da Computação, do campus de Foz do Iguaçu. A Universidade também teve um papel fundamental, no processo de implantação do PTI, em 2003, e, atualmente, é um dos principais parceiros estratégicos do Parque. “O objetivo da Itaipu, por meio do PTI, foi proporcionar um ambiente com diversos espaços integrados a um conjunto de iniciativas próprias do Parque, proporcionando a estudantes e professores a possibilidade de participar de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, e de interagir com empresas e projetos de educação. Esse ambiente integrado é um diferencial para carreiras nas áreas do ciências exatas e engenharia pois, permite vivenciar atividades práticas, complementando a formação dessas carreiras universitárias”, disse o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

A presença do CECE dentro do Parque permite que os alunos participem de vários programas e estágios nas empresas instaladas no PTI e na própria Itaipu. Também possibilita que recebam bolsas de estudo, bem como ajuda logística e financeira em vários projetos de pesquisa e de extensão. “O aluno não está somente num ambiente universitário, está em um ambiente que tem empresas para várias finalidades. Eles têm a oportunidade de ter como professores, aposentados e funcionários da maior hidrelétrica do mundo. Esse diferencial faz com que os alunos possam se formar com uma visão acadêmica, mas também com uma visão profissional muito grande. Por si só, o PTI já é uma outra escola para os estudantes que estão aqui inseridos”, disse o professor Carlos Alberto Lima da Silva, diretor do CECE.

Atualmente, o CECE conta com 20 salas de aulas, salas para professores, coordenadores, administração e para monitoria, além de 28 laboratórios de ensino e pesquisa. Com relação ao quadro do corpo docente, em 2006 o CECE contava com 48 docentes efetivos e 24 temporários. Hoje são 62 docentes efetivos e 14 temporários. “Acreditamos, com base na opinião dos próprios alunos, que foi uma decisão acertada o processo de colaboração e cooperação entre Unioeste, Itaipu e PTI. Consideramos que a agregação de outras universidades no Parque, como no caso de carreiras afins da Unila, está proporcionando um ambiente muito favorável de troca de conhecimento entre estudantes e pesquisadores destas universidades, contribuindo com a formação dos estudantes”, destacou Sotuyo.

Desde 2006, já foram formados 781 alunos. O crescimento do Centro se estendeu à pós-graduação. São realizados atualmente, os cursos de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Elétrica e Computação e Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, além do Dinter do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A Parceria Unioeste e Itaipu para a concretização da instalação do CECE no PTI é uma vitória que deve ser celebrada todos os dias. Realizamos essa celebração trabalhando e avançando para, cada vez mais, fazer parte da história e das mudanças benéficas de Foz do Iguaçu e da região”, disse Carlos Alberto Lima da Silva, diretor do CECE.