Conselho de Campus de Toledo discute situação financeira

13b65677 d98d 46f8 933b e428737fff24

Na manhã da quarta-feira (24), o novo Conselho da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo se reuniu em caráter extraordinário. A situação financeira do campus teve centralidade no debate. Foi apresentado pela Direção um panorama geral acerca das condições estruturais e financeiras em que a unidade se encontra. As principais dificuldades neste início de ano, destacadas em conselho, senão revertidas, são fontes de preocupações relativas ao desenvolvimento das atividades acadêmicas no próximo semestre.

Tais dificuldades são reflexos dos cortes e ajustes no repasse de recurso do custeio da instituição e não são exclusividade do campus de Toledo. “É preciso olhar com especial atenção para essa situação que estamos enfrentando. Se trata de um momento nada confortável em que, se o quadro não for alterado, põe em questão a possibilidade de nossa Universidade cumprir com excelência o seu papel na de geradora de conhecimento.”, declarou Remi Schorn, Diretor do Campus.

Por outro lado, a reunião contou com algumas informações positivas, como a previsão do início das atividades do Restaurante Universitário no mês de abril, a concretização da doação do terreno da Casa do Estudante feita pela Prefeitura e a obtenção de recursos para a instalação dos multimídias nas salas de aula.

Um último aspecto a ser destacado e que atende uma demanda de diversos membros da Instituição, é a alteração do local das reuniões. O encontro aconteceu no auditório do campus. Indagado sobre essa mudança, Jefferson Pyc Hartmann, agente universitário e conselheiro, disse que está de acordo com a alteração: “As reuniões do conselho sempre foram abertas, mas essa mudança facilita o acesso da comunidade acadêmica“. Alex Sannder, conselheiro e representante discente, acrescentou, afirmando que “Essa mudança dá ao Conselho um ar mais democrático e, embora as reuniões fossem sempre abertas, ficavam praticamente restritas aos conselheiros. Acredito que agora teremos uma maior participação de toda a comunidade”.