Alunos da Unioeste participam de Programa Internacional Erasmus+

IMG 9734

Os alunos de mestrado Daniele Regina Finkler e Alex Donega e de doutorado Marcel Augusto Colling, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)/Campus de Toledo, foram aprovados no Programa Erasmus+ na Universidade Babeş-Bolyai da cidade de Cluj-Napoca (Romênia). Os três estarão embarcando para o país no próximo dia 25 de fevereiro.

O Programa Erasmus+ é reconhecido mundialmente pela capacitação técnica mediante mobilidade discente, sendo da União Europeia. A ingressão dos alunos da Unioeste no Programa europeu ocorreu a partir de uma parceria entre as duas universidades supracitadas. O vice coordenador do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Jandir Ferreira de Lima, possibilitou, juntamente com o professor Radu Barna (Universidade Babeş-Bolyai), essa parceria cujas despesas dos alunos serão pagas pelo Programa, para um período de quatro meses.

Para Daniele Regina Finkler, 24 anos, formada em Economia e aluna de mestrado na mesma área, trata-se de uma oportunidade única em que se abrem portas para novos conhecimentos: “a expectativa é muito boa, uma oportunidade única para cada um de nós e só tem a acrescentar na nossa vida, principalmente na acadêmica, estreitar principalmente a parceria entre as universidades é algo que a gente vai ter a oportunidade de fazer. Estamos representando a Unioeste, acima de tudo, é uma grande responsabilidade”.

Alex Donega, 31 anos, também formado em Economia e faz mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, acredita que essa bolsa trará novos conhecimentos tanto acadêmicos como profissionais e culturais: “acredito que a questão cultural é totalmente diferente, é um choque cultural de início, de língua!”, frisou.

Marcel Augusto Colling, 28 anos, formado em Administração com mestrado e cursando Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, enfatiza a expectativa de obter maior conhecimento fornecido pelo Programa: “de expectativa é isso, conhecer uma cultura nova, crescer em termos acadêmicos, em termos profissionais e pessoais também, ter esta questão da orientação para que você possa desenvolver seu projeto, esse contato com outra realidade”.

Pery Francisco Assis Shikida, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Unioeste, disse estar orgulhoso pelas conquistas desses alunos: “para a Unioeste, em particular, é um feito muito grande e estimula envios e/ou recebimentos de alunos por esse renomado Programa internacional. A Unioeste está se internacionalizando progressivamente, enviando para outros países seus alunos de ponta, alunos estes que têm interesse em fazer uma carreira acadêmica sólida, conhecendo outras culturas e aprofundando no conhecimento de outra(s) língua(s), melhorando substancialmente sua capacitação profissional”, finalizou.