Aluna de Toledo realiza primeira defesa de dupla titulação de doutorado

pery 2

A aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, Bárbara Françoise Cardoso, realizou no último dia 19 a primeira defesa de doutorado com dupla titulação do PGDRA, em conjunto com a Università Politecnica delle Marche (Univpm/Itália), com a tese “Análise do Sistema Agroindustrial do Biodiesel no Brasil e na União Europeia”.

A tese apresentada pela aluna Bárbara Françoise Cardoso tem como objetivo identificar e comparar os principais fatores envolvidos na gestão e desenvolvimento do sistema agroindustrial do biodiesel no Brasil e na União Europeia, a partir da perspectiva dos diferentes agentes envolvidos neste sistema.

A banca foi composta pelos professores: Pery Francisco Assis Shikida (orientador – Unioeste), Weimar Freire da Rocha Junior (Unioeste), Cristiano Stamm (Unioeste), Adele Finco (orientadora – Univpm), Danilo Gabelli (Univpm) e Matteo Belletti (Univpm).

Bárbara Françoise Cardoso desenvolveu atividades de pesquisa relacionadas à sua tese na Univpm/Itália, por meio do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), financiado pela CAPES entre setembro de 2014 e agosto de 2015.

Para Bárbara a dupla titulação é uma conquista realizada com muita dedicação e esforço, “Foi uma conquista muito importante para mim. A experiência na Itália foi mais do que um aprendizado profissional e acadêmico, foi uma experiência de vida. Apesar de todas as dificuldades, consegui vencer mais esta etapa juntamente com as pessoas que me apoiaram. E devo tudo isso primeiramente a Deus, a minha família e aos meus amigos que nunca deixaram de acreditar no meu potencial e aos meus orientadores Pery Shikida e Adele Finco”.