Fórum discute mudanças no currículo da educação infantil

IMG 97166

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está promovendo, durante o dia de hoje (19), o 7º Fórum das Licenciaturas com o tema “BNCC: diálogos coletivos, compromissos para a consolidação da Educação Brasileira”, o qual busca discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe um currículo mínimo para a Educação Básica em todo País.

Segundo a coordenadora do evento, Marcia Ristow, a instituição tem uma contribuição importante porque desde o ano passado discute o tema, junto às licenciaturas. “A nova base curricular irá para o Conselho Nacional de Educação, alega.

O evento, teve início na noite de ontem (18), e contou com mesa de abertura composta pelos professores doutores, João Batista Zanardini da Unioeste e Marta Sueli de Farias Sforni da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De acordo com a coordenadora geral do Nufope, Neide da Silveira Duarte de Martes, durante o debate foram apontados todos os elementos que implicam a construção da política, como os financiamentos e as influencias dos organismos multinacionais. “As exposições da mesa foram provocativas e trouxeram reflexões importantes sobre o financiamento e aos assuntos relacionados a aprendizagem, quais são os interesses a cerca de um currículo para a educação básica e o que de fato é necessário para construí-lo”, declara.

Neide ainda complementa dizendo “reconhecemos a importância e necessidades de diretrizes nacionais, porém é necessário que as discussões cheguem até os professores, avancem para outros espaços e que se possa resistir à despolitização e à pretensa neutralidade da educação a partir das contribuições no campo do currículo, das discussões empreendidas pelas entidades acadêmicas e científicas, universidades, escolas, sindicatos, associações de pais, conselho de educação, recuperando a capacidade social de mobilização em torno de uma questão que impacta a vida de todos”.

Além dos professores da UEM e das coordenadoras já citadas, estão participando do Fórum professores e alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da Unioeste, distribuídos nos cinco campi e professores e equipes pedagógicas das redes Públicas Municipais e Estaduais da região do Oeste e Sudoeste. Ao todo estão presentes 350 participantes.

Durante esta manhã, os integrantes participaram dos  grupos de trabalhos que foram distribuídos da seguinte forma: GT 1 – Ciência da Natureza – Licenciatura: Química, Ciências Biológicas, Enfermagem; GT 2 – Matemática; GT 3 – Linguagens – Licenciaturas: Letras, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física; GT 4 – Ciências Humanas – Licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia; GT 5 – Educação Infantil – Licenciaturas: Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo; GT 6 – Educação Especial – Licenciaturas: Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo. Já na parte da tarde, será realizada plenária e encerramento.

O debate sobre o documento preliminar da BNCC foi organizado pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), vinculado a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.