HUOP adere à Visita Aberta e promove curso para orientar a população e profissionais

fachada

A partir de meados de março horário da visitação não será mais fixo; Ministério da Saúde prestará esclarecimentos na semana que vem

Uma importante mudança no horário de visita aos pacientes ocorrerá a partir da segunda quinzena de março no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná).

O hospital aderiu à Visita Aberta, que é um dos dispositivos do PNH (Plano Nacional de Humanização) do SUS (Sistema Único de Saúde). Na prática, significa que os horários fixos para visitações serão abolidos e as pessoas que querem visitar pacientes no HUOP podem escolher qualquer horário ao longo do dia. Na maioria das alas o horário será das 10h às 20h em todos os dias da semana, com algumas exceções (ver dados abaixo).

O diretor-administrativo do HUOP, Edson de Souza, destaca a aproximação que essa mudança vai promover entre a unidade hospitalar e a comunidade. “Isso vai trazer mudanças positivas para o paciente e também para a comunidade que tem amigos ou familiares internados no HUOP, que poderá fazer visitas conforme a sua disponibilidade”.

Esses impactos positivos são vários níveis, por isso, a consultora do Ministério da Saúde, Eliane Benkendorf, estará no HUOP ministrando cursos para esclarecer os profissionais do hospital e a população. O curso é promovido pela Comissão de Humanização do HUOP e pelo Núcleo de Segurança do Paciente e será entre os dias 22 a 24 de fevereiro. Reforçando que ele é aberto a toda a comunidade de Cascavel e região.

A coordenadora da Comissão de Humanização do HUOP, Laire Jussara Kielek, explica que os reflexos da Visita Aberta vão muito além da flexibilidade de horários. Vai melhorar a rotina de trabalho dos profissionais e, principalmente, ajudará os pacientes a se reabilitarem mais rápido.

“A visita aberta é um direito do paciente. Quando só tem horários fixos para visita, o paciente se sente abandonado e quando estamos doentes, precisamos de atenção e de nos sentir acolhidos. E já é comprovado que o paciente que tem esse acolhimento, se recupera mais rapidamente”, detalha Laire.

Outra importante vantagem é quanto à rotina de trabalho. Toda a concentração de visitas em horários fixos traz muitas pessoas praticamente ao mesmo tempo no hospital. Com a Visita Aberta, esse fluxo vai se diluir ao longo do dia.

Uma medida relativamente simples, mas que ajuda na humanização do atendimento hospitalar.

A Visita Aberta começa em meados de março mas ainda não há uma data definida. Quando isso ocorrer, haverá uma ampla divulgação dos horários e das regras para liberação das visitas.

NOVOS HORÁRIOS DE VISITAS E REGRAS PARA ENTRAR NO HUOP

A visita aberta será das 10h às 20h em todos os dias da semana nas alas: Pediatria; Ortopedia e Neurologia; Maternidade, na de Clínica Médica e na Cirúrgica.

Em algumas alas os horários são diferenciados pois os pacientes requerem mais cuidados.

Antes de entrar no HUOP será necessário apresentar na recepção um documento com foto. O visitante será cadastrado e poderá ficar até 30 minutos na visitação sendo necessário aguardar caso o paciente esteja em atendimento.

Abaixo, as alas que terão horário diferenciado.

UTI NEONATAL e UCI (UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS)

Quartas-feiras das 20h30 às 21h; Sábados das 16h45 às 17h15 e domingos das 9h15 às 9h45.

O limite é dois visitantes por horário.

UTI PEDIÁTRICA

Visitas diárias pela manhã das 11h às 11h30 e à

tarde das 16h30 às 17h

O limite é dois visitantes por horário.

UTI GERAL

Visitas diárias pela manhã das 11h às 11h30, tarde das 16h30 às 17h e noite das 19h30 às 20h.

Centro Obstétrico

Visitas diárias pela manhã das 10h30 às 11h e tarde das 18h às 18h30.

Pronto Socorro

Visitas diárias pela manhã das 10h30 às 11h e tarde das 16h às 16h30.

Sala de emergência

Visitas diárias pela manhã das 11h às 11h30 e tarde das 16h30 e das 17h.