Apresentações culturais e palestras abrem o Sepec da Unioeste

seminário de práticas

O IV Sepec - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), do Campus de Cascavel, iniciou nesta terça-feira, dia 2, com credenciamentos, atividades culturais e palestras que envolvem a temática central do evento: Cenários políticos e práticas pedagógicas.

A professora Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), discorreu sobre o tema “Cenários Políticos e Práticas Pedagógicas para a formação na Educação Básica”, mostrando os interesses políticos em relação à educação e como isso ocorre. Já a docente Dra. Sonia Mari Shima Barroco, da UEM, falou sobre “Tendências do Ensino Superior e seus impactos para a formação e a atuação do professor”. Ela iniciou a palestra mostrando como a educação é um bem inestimável para outras culturas, em que crianças enfrentam perigos e muitos obstáculos para poderem estudar, comparando com o atual cenário brasileiro, em que professores são maltratados e a educação esvaziada com objetivos políticos. “O desafio hoje é não deixar que tirem de nós o encantamento pela educação”, enfatiza Sonia durante a palestra.

O evento será realizado até sexta-feira, dia 5, e nas tardes dessa semana serão realizadas diversas oficinas: Práticas Docentes na Educação Infantil: Socializando Experiências; A Articulação Entre Brincadeira e Conteúdo na Educação Infantil; Fotografia Documental e Ensino: como ler uma fotografia?; El proceso de Comprensión Auditiva en las clases de Español: selección de materiales como apoyo en el aula; Educação Especial e Educação Inclusiva: aspectos teóricos e práticos; Produção de Vídeos na e para a Sala de Aula. Será Que é uma Boa Ideia?; As diferentes ideias das operações matemáticas e a sua dinamicidade; Arte e Jogo: o Lúdico no Ensino da Arte; Alfabetização/Letramento por Meio de Práticas Sociais de Leitura; Educação ambiental: a importância de conhecer o saneamento básico para a saúde.

Hoje à noite, às 20h, as palestras serão com o professor Dr. João Batista Zanardini, da Unioeste, que falará sobre “A Política Educacional como uma Mediação entre a Teoria e a Prática” e com a professora Claudia Pagnoncelli, do Conselho Municipal de Educação de Cascavel/PR, que discorrerá sobre “A Política de Formação na Rede Municipal de Ensino de Cascavel frente ao cenário nacional”.

Além das oficinas, o Seminário contará com comunicações orais e apresentações de

pôsteres. Confira a programação completa do evento no site <http://www.unioeste.br/eventosunioeste/sepec>.