Seminário de Prática de Ensino inicia na próxima terça-feira

CECA

As docentes Ireni Figueiredo, Janete Ritter e Sanimar Busse planejam o Seminário com o apoio de professores e alunos

As práticas de ensino realizadas pelos acadêmicos de licenciatura têm como objetivo colocar a teoria na prática, a qual será refletida nos relatórios de estágio. Socializar essas experiências e refletir sobre essas práticas com colegas de cursos afins pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento da educação. Por isso, acadêmicos e professores dos cursos de Letras, Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), do Campus de Cascavel, estão organizando o IV Sepec - Seminário de Prática de Ensino dos Cursos de Licenciatura do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), que inicia na próxima terça-feira, dia 2 e termina na sexta-feira, dia 5.

“O objetivo do evento é congregar os resultados. É muito importante socializar novas teorias e práticas diferenciadas. Essa troca de experiências entre alunos, professores universitários e professores de escolas é o que contribui para que haja mudanças no cotidiano escolar e na formação desses novos profissionais”, explica a coordenadora do evento, Janete Ritter, coordenadora do curso de Pedagogia do Campo. Ela lembra que o evento cresceu muito desde quando foi criado, há quatro anos, mas diz que ideia é ampliá-lo ainda mais nos próximos anos convidando todos os cursos de licenciatura da Unioeste para participar.

Palestras de abertura

No primeiro dia do evento quatro palestras serão ministradas no Anfiteatro da Unioeste, Campus de Cascavel. Às 9 horas a professora Dra. Sonia Mari Shima Barroco, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), falará sobre “Tendências do Ensino Superior e seus impactos para a formação e a atuação do professor” e a docente Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, da UEM, discorrerá sobre o tema “Cenários Políticos e Práticas Pedagógicas para a formação na Educação Básica”.

Na noite do mesmo dia, às 20h, as palestras serão com o professor Dr. João Batista Zanardini, da Unioeste, que falará sobre “A Política Educacional como uma Mediação entre a Teoria e a Prática” e com a professora Claudia Pagnoncelli, do Conselho Municipal de Educação de Cascavel/PR, que discorrerá sobre “A Política de Formação na Rede Municipal de Ensino de Cascavel frente ao cenário nacional”.

Nos outros dias ocorrerão atividades culturais, comunicações orais, apresentações de

pôsteres e oficinas. Confira a programação completa do evento no site <http://www.unioeste.br/eventosunioeste/sepec>.