Unioeste recebe registro de software destinado à coleta de dados

logo 123

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio dos acadêmicos Alexandro Patrik Pergher (egresso do mestrado em Engenharia Agrícola), Suzana Costa Wrublack (doutoranda em Engenharia Agrícola), além dos professores Erivelto Mercante e Márcio Antonio Vilas Boas, receberam o registro do software WGCGEO Gestão de coleta de dados geográficos WEB, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicado na Revista da Propriedade Industrial em 19 de janeiro de 2016.

O aplicativo realiza armazenamento de dados de projetos de pesquisa, a qual é necessária à coleta de diversas variáveis bem como da identificação geográfica do local onde a coleta é realizada.

Com a possibilidade de importação de dados via GPS, o aplicativo é uma importante alternativa para coleta de dados de campo em tempo real, trabalhando especialmente para acompanhamento espaço-temporal a fim de manter histórico, compartilhar e garantir acesso rápido e facilitando a esses dados. A aplicação inclui grupos de pesquisa, empresas e profissionais de diferentes áreas que podem se beneficiar utilizando a ferramenta WGCGEO para a Gestão de coleta de dados geográficos WEB.

O software poderá ser utilizado em diferentes áreas, especialmente voltada à coleta de dados ambientais. O software permite ao usuário baixar dados de tanto de GPS e também de outros dispositivos móveis que contenham dados geográficos, com possibilidade de registrar dados de coleta a campo, além como categorias de uso e ocupação do solo, parâmetros de qualidade da água, dentre outras informações pertinentes à pesquisa. A principal facilidade refere-se ao fato de poder ser utilizado inclusive em áreas de difícil acesso ou que não possuam sinal de internet ou de telefonia, com possibilidade de recuperação dos dados, além da praticidade de monitoramento em tempo real. O software facilitará o trabalho do técnico diminuindo o tempo de coleta em campo.

img01

img02