Remi se compromete em fazer uma gestão tolerante e exigente

IMG 69455

“Tivemos uma campanha rica, produtiva e assim será minha gestão. Teremos muito trabalho, mas faremos o melhor porque essa Universidade merece e seu público também”, foi com esse discurso que o professor Remi Schorn, tomou posse ao cargo de diretor geral do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Na ocasião da cerimônia de posse o diretor comentou ainda que a nova gestão do Campus será “tolerante e exigente”, ou seja, irá buscar o equilíbrio para fazer com que a Universidade, Campus de Toledo, avance e galgue novos degraus. “Vamos fazer isso com responsabilidade e buscar em conjunto com toda comunidade interna e externa as soluções para os problemas que surgirem e investirmos no ensino, pesquisa e extensão”, frisou.

Remi que comandará a unidade até 2019, possui graduação e especialização em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador da Unijuí, Universidade de Lisboa no CFCUL e, pesquisador e professor da Graduação e mestrado em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro da SBFA. Pesquisa, pública e leciona em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Ciência, Epistemologia e Filosofia da Cosmologia.

Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE)

Quem assumiu o cargo de diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) do Campus de Toledo é o professor Élvio Antônio de Campos, Químico (UEM, 1989), 50 anos, que há 15 anos leciona na Unioeste. O docente é pós-doutor em Química Inorgânica: USP- Ribeirão Preto (2008) e Universidade de Aveiro, Portugal (2013/2014).

O CECE agrega quatro cursos de graduação: Engenharia de Pesca; Engenharia Química; Química Bacharelado e Química Licenciatura além dos quatro mestradose dois doutorados já implantados e um mestrado recentemente aprovado pela CAPES e que será implantado ainda neste primeiro semestre de 2016.

Élvio diz que a proposta para gestão é administrar a participação de todos, para todos, de forma democrática e transparentes. “Adotar critérios claros na tomada de decisões e me empenhar para atender às demandas de toda a comunidade do Centro e estar em contínuo diálogo com a administração do Campus e com a Reitoria é nosso objetivo”.

O diretor completa ainda que irá trabalhar para o crescimento individual de cada um dos cursos do Centro, além de buscar atender as necessidades de seus profissionais, para garantir a formação adequada e com qualidade dos discentes e assim conquistar o crescimento do CECE como um todo e da própria Unioeste.

Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS)

Silvio Antonio Colognese, doutor em Sociologia, 50 anos, com 26 anos de Unioeste, assumiu o cargo de diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Campus. O CCHS agrega os cursos de Filosofia e Ciências Sociais.

“Como diretor de Centro pretendo coordenar com responsabilidade e de maneira democrática as ações do CCHS, respeitando diferenças e promovendo as condições para que os docentes e discentes possam realizar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão em níveis elevados de excelência”, comentou ele afirmando que entendo que o diretor de Centro precisa ser um dinamizador, facilitador, incentivador e um lutador para que o Centro possa congregar as pessoas para responder democraticamente aos fins institucionais.

Ele ressaltou ainda que durante a campanha falou e afirma “que pretende ser um Diretor do entendimento e não do consenso. Isto por que as divergências existem e fazem parte do fazer universitário. A ausência de consenso é o ambiente que alimenta o debate. Mas isto somente pode ser conduzido criativamente e para o desenvolvimento pleno de nossas potencialidades, pelo entendimento. Os Centros precisam atuar para que cada vez mais a Universidade seja um lugar onde as pessoas queiram estar, se relacionar e produzir! ”.

Silvio disse também que tem o privilégio de estar sucedendo diretores muito bons. “Nosso Centro tem mantido uma tradição de entendimento e de alternância no poder. Isto deverá ser mantido e promovido cada vez mais. Da mesma forma, nosso Centro tem se destacado por liderar os debates acerca das relações entre universidade e sociedade e os desafios contemporâneos. Tudo isto deverá ser intensificado cada vez mais”, concluiu.

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Como diretor de Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) assumiu Ricardo Rippel, formado em Economia, natural de Caxias do Sul – RG, Mestre em Desenvolvimento Econômico (pela UFPR), Dr. Demografia, Pós-Doutor em Demografia, 30 anos de Unioeste. O CCSA agrega os cursos Ciências Econômicas; Secretariado Executivo e Serviço Social.

Ricardo Rippel, ressalta que “a proposta para administrar o CCSA é dar sequência aos trabalhos já realizados na gestão anterior, buscar consolidação de todos os cursos com o reconhecimento de qualificação dos cursos existentes’.

Segundo ele o CCSA é composto por profissionais competentes, que faz com que a qualificação do curso se torne ainda melhor, porém, há algumas necessidades, como por exemplo, o espaço físico, novos concursos que possam agregar a consolidação.

IMG 01577     IMG 01833      IMG 01899

Diretor de Campus Remi Schorn                 Diretor de Centro Silvio Colognese                Diretor de Centro Ricardo Rippel

IMG 01944

Diretor de Centro Élvio de Campos