Servidores fazem apresentação de Natal na Reitoria

Nesta manhã (17), os servidores da Reitoria em Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tiveram o prazer de assistir uma apresentação da turma do projeto “Libras Básica no Serviço Público, Superando os Limites da Comunicação”, elaborado por meio do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários.

O projeto teve a finalidade de proporcionar uma comunicação eficaz entre servidores, ouvintes e surdos em um contexto interativo, com o ensino de libras aos servidores da área administrativa da Reitoria.

Segundo a coordenadora do Projeto, a servidora Laura Cristina Chaves Romero, “a utilização da Língua Brasileira de Sinais se tornou um canal de comunicação importante usado pela comunidade surda, por isso, se tornou a alternativa mais eficiente no processo de comunicação e os alunos que participaram do curso Turma Intermediária e Básico”. Laura comenta ainda que o grupo decidiu fazer uma apresentação cultural aos servidores da Reitoria com uma mensagem de final de ano cantada e expressa em sinais de Libras. “Além do aperfeiçoamento da língua de Sinais o projeto vem suprir mais uma lacuna com esta apresentação cultural aos servidores”, salientou.

Os demais colaboradores do projeto são: Alexandre Mendes dos Reis, Geyze Colli Alcantara, Lourdes Helena Fernandes, Mari Ângela Sbaraini, Nelci Janete dos Santos Nardelli. Para facilitar a demonstração das imagens de sinais, foram distribuídos uma Manual para os alunos do curso, para apoio na comunicação entre servidores participantes do curso com os membros da comunicação acadêmica surda.