Unioeste promove Conferência Internacional em Gestão de Negócios

O que se faz aqui que dá certo? Será que além das fronteiras do país é possível encontrar um modelo que funcione em território brasileiro? Profissionais e estudantes de áreas relacionadas aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas devem se reunir para discutir esses temas na primeira Conferência Internacional em Gestão de Negócios (I CINGEN) realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O evento, que é o primeiro com característica internacional, deve reunir inscritos do Brasil e outros países. Muitos palestrantes também são estrangeiros e vêm especialmente para participar da Conferência. O coordenador do I CINGEN, professor Edison Leismann explica a importância de fazer um evento que vai além das fronteiras do país. “Nós, aqui da região, quando queremos participar de eventos internacionais temos que nos deslocar a grandes centros e isso implica custos. Então, quem é da região e até nossos alunos têm a oportunidade de participar de um evento internacional sem grandes custos”, justifica.

E, de fato, a participação surpreendeu. Já são quase 400 inscritos, a capacidade máxima do evento. O número de trabalhos inscritos também foi relevante. A programação do CINGEN prevê a apresentação e premiação de artigos científicos, relatos técnicos e artigos de iniciação científica. “São nove áreas temáticas que foram divididas em salas com cinco apresentações para que o participante possa escolher a área de interesse”, explica Leismann.

Os participantes também terão na programação palestras, painéis e workshops. “É uma programação mesclada, que atende a todos os públicos, focada na área de negócios, de gestão”, informa o coordenador. Tudo sem deixar de lado a característica internacional da conferência. O professor Marcelo Roger Meneghatti, que é o coordenador internacional do evento, explica que estamos em uma região de fronteira e precisamos começar a pensar nessa troca de experiências. “A gente está tão próximo e nunca faz nada junto. E, com certeza, eles têm experiência para dar e a gente tem algo que serve para eles também”, diz Marcelo.

O I CINGEN acontece de 16 a 18 de novembro. A conferência é o maior evento já realizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Na ocasião, haverá também a premiação do selo comemorativo aos 15 anos de existência do CCSA.