Professora da Espanha visita Unioeste

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Cascavel, está recebendo a professora  Carmen Luna Sellés (UVigo), na condição de pesquisadora visitante estrangeiro, até 30 de novembro de 2015. A participação da docente  no PPGL,  está contemplada nas metas previstas no Termo de Cooperação Internacional  entre Unioeste e Universidade de Vigo na Espanha.

A parceria estabelecida no âmbito de projetos de pesquisa, amparados por convênios ou instrumentos similares entre instituições brasileiras e estrangeiras, de ensino ou de pesquisa é um dos requisitos exigidos pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) nos processos de avaliação dos PPGs da área. A professora Carmen tem larga experiência  na graduação  e na pós-graduação  como docente, pesquisadora e como coordenadora de cursos e projetos em rede,  doutorado sanduíche e outros programas internacionais com apoio de órgãos de fomento.

A Unioeste e a Universidade de Vigo (Espanha) assinaram convênio com amplas possibilidades de realização de intercâmbios docente e discente, prevendo atividades acadêmicas. Em 2013/2014, dois alunos do PPGL desenvolveram doutorado sanduíche no Programa de Doutorado Internacional da Universidade de Vigo sob coorientação de docentes daquela instituição com apoio da CAPES. Está sendo estudada minuta para que os próximos alunos do PPGL, que desejarem realizar doutorado sanduíche junto ao Programa de pós-graduação de Vigo possam participar do programa de dupla titulação (cotutela).

Durante sua estadia na Unioeste, a  professora está realizando palestras aos alunos da graduação e da pós-graduação em Letras, participará de reuniões com docentes e coordenadores de cursos e  de diversas atividades de pesquisa e ensino no PPGL. No dia 13 de novembro de 2015, às 10 horas, a Professora Dra. Carmen Luna Sellés (UVigo), ministrará a palestra intitulada  “Intercâmbios acadêmicos e culturais entre UVigo/Espanha e Unioeste – área das humanidades”, a ser realizada   no  miniauditório II – Unioeste, campus de Cascavel.