Colegiado de Letras realiza palestra sobre Língua Alemã

O Colegiado de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon, promoveu a palestra sobre a “Língua Alemã e os relacionamentos interculturais entre Brasil e Alemanha” para estudantes e professores do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e comunidade, no dia 20 de outubro.

Para dar continuidade ao Ciclo de Debates sobre Certificação Internacional, a palestra foi proferida por Dorothee Rumker-Yazbek do Departamento de Cursos do Instituto Goethe de Curitiba. Entre os temas debatidos estava a certificação da Língua Alemã, conforme o nivelamento do "Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas(MCER)", bem como as oportunidades oferecidas pela Alemanha a acadêmicos e pós-graduandos, após atingirem um determinado nível de conhecimento do idioma alemão.

De acordo com a coordenadora do Programa de Nivelamento e Equivalência em Línguas Estrangeiras do Colegiado de Letras, Denise Scolari Vieira, também foram apresentados números relativos a instituições de ensino que oferecem a língua alemã e de alunos que, atualmente, estudam alemão no Brasil. “Essa proposta pretende incentivar entre a comunidade estudantil de Graduação e Pós-Graduação a busca pela qualificação, mediante parâmetros utilizados em vários países. O curso de Letras em 2015 ainda prevê outra palestra para que sejam apresentados os exames oficiais de certificação internacional em Língua Inglesa”, enaltece.