Unioeste organiza 5º Simpósio Brasileiro de Computação

Termina hoje (06) a quinta edição do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação (SBESC), em Foz do Iguaçu. O simpósio é organizado pelo curso de Ciência da Computação- Campus Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

De caráter internacional, o evento é uma iniciativa conjunta dos pesquisadores das áreas de Sistemas Operacionais, Sistemas Embarcados e Sistemas de Tempo Real. O evento foi realizado em conjunto com o International Symposium on Embedded Systems (IESS).

Durante o encontro foi realizado o Intel Contest, uma competição aberta para alunos de graduação e pós-graduação com o objetivo de incentivar e consolidar o desenvolvimento de sistemas embarcados. Os protótipos finalistas foram avaliados por um júri. Os melhores projetos foram premiados com viagens para visitar os Laboratórios de Pesquisa da Intel nos Estados Unidos, tablets e placas de desenvolvimento.

Além de apresentações de trabalhos, o evento contou com diversos palestrantes de renome internacional e tutoriais ministrados pela academia e indústria. Os palestrantes que participaram do evento foram: Paul Zimmerman da Intel, Edward Lee da University of California at Berkeley, Bjorn Brandenburg da Max Plank Institute, Mary Baker da HP Labs e Rajesh Gupta da University of California at San Diego.

O professor Marcio Seiji Oyamada do Curso de Ciência da Computação, campus de Cascavel, é o General Chair da conferência, apoiado pelos professores Clodis Boscarioli, Guilherme Galante, Luiz Antonio Rodrigues, Edmar Bellorini, Alexandre Augusto Giron da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e os alunos: Alexandre Barreiro Neto, Luiz Trivelatto, Murilo Schaefer, Suelin de Andrade, João Victor Canabarro, Gabriel Medina, Cleison Arenhart dos Santos, Matheus Leonardo Dias, Renan Tashiro e Thales Bertaglia.

Em conjunto com o SBESC, aconteceu ainda o Fórum de Educação em Engenharia da Computação (FEEC) e a 5ª Escola de Sistemas Embarcados (ESSE), totalizando cerca de 210 participantes, incluindo profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino superior e médio.

Mais informações no site http://sbesc.lisha.ufsc.br/sbesc2015.