Plataforma Stela Experta instalada na Unioeste há 2 anos

No ínicio de 2013 a Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) contratou a Plataforma Stela Experta com a intenção de integrar as potencialidades da Plataforma nos sistemas da Universidade, que são: iniciação científica, pesquisa e pós-graduaçao. Esta Plataforma é utilizada como ferramenta de gestão do conhecimento institucional para descobrir potencialidades para pesquisa, ou seja, novos curdos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

A Plataforma Stela Experta foi desenvolvida para apoiar a gestão estratégica de informação curricular em instituições de ensino, pesquisa e inovação. Trata-se de uma ferramenta que integra os dados dos currículos Lattes de professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da instituição de modo a apoiar a implementação de políticas de gestão, além de possibilitar a contextualização desses dados de acordo com a nomenclatura utilizada por ela.

O currículo Lattes fomenta as informações da Plataforma Experta. Para contextualizar o currículo no ambiente da instituição e assim disponibilizar novos indicadores e opções de consulta, a Plataforma Experta pode agregar-lhe informações fornecidas pela própria Intituição de Ensino Superior (IES).

Ainda, na Unioeste, está sendo realizada a integração da Plataforma nos sistemas da Universidade - por um servidor externo - no qual estão sendo feitas novas versões de gerenciamento da pesquise e pós-graduação. Também há a integração dos recursos da Plataforma Stela pelo módulo webservice.

A Plataforma possibilita localizar pessoas a partir dos conhecimentos que possuem e do perfil de atuação em docência, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, estão disponíveis recursos como:

· Resumé automático e do currículo Lattes complementado com informações institucionais;

· Disponibilização de gráficos dos indicadores do perfil das pessoas selecionadas em uma consulta;

· Exportação dos dados para diversos formatos de arquivos (ex.: Excel).