Unioeste sedia encontro de formação do Ensino Médio

Durante a segunda-feira (19), acontece na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel - no mini auditório 2, com professores do ensino médio da rede estadual de ensino, do Núcleo Regional de Educação (Nre) de Cascavel, o encontro de formação do último caderno da segunda etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Este é o Caderno cinco, da área da Matemática, com a participação do professor Jean Sebastien Toillier, do Colegiado do Curso de Matemática do campus de Cascavel.

A formação de professores do Ensino Médio iniciou em julho de 2014 e encerrará no mês de dezembro de 2015.Na área de abrangência da Unioeste, que congrega cinco Núcleos de Educação, participam desta formação cerca de três mil professores, organizados em 226 turmas, localizadas em colégios de ensino médio estadual. Em Foz do Iguaçu onde o evento também foi realizado, houve a participação da professora Susimeire Vivien Rossotti.

A formação continuada dos professores pelo Pacto contribui para a análise do currículo e seu redesenho na própria escola, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos e experiências docentes e de gestão pedagógica; considera a escola como lócus de formação continuada e de construção coletiva do projeto político-pedagógico em suas articulações com as concepções de juventude e direito à qualidade social da educação.

Com o estudo deste último Caderno e a realização da avaliação da segunda etapa e da formação como um todo, será encerrado este primeiro projeto da parceria do Ministério da Educação (MEC), Secretária de Estado da Educação (SEED) e Unioeste ao final do mês de novembro, completando às 200 horas de atividades formativas nas escolas.

Seminários de avaliação no âmbito regional, estadual e nacional estão sendo organizados, com cronograma de realização até meados do mês de dezembro.