Docente lança livro para entendimento do Brasil atual

Será lançado na sexta-feira (20), no auditório do Conselho Universitário (COU), na Reitoria em Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o livro Trabalho e Educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: Análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do Idort, escrito por Eraldo Leme Batista. O evento é realizado pelo programa de Pós-Graduação em Educação.

Eraldo conta que o livro é resultado de uma longa pesquisa realizada durante o seu doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. “Este livro é resultado da minha pesquisa de doutorado que realizei no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, sob orientação do professor  Drº José Luís Sanfelice. Trata-se de uma importante pesquisa, pois fizemos uma pesquisa em fontes primárias, ou seja, documentos do Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT, das décadas de 1930 e 1940. Documentos que encontrei nos acervos do Arquivo Edgard Leuenroth, Unicamp”, revela Batista.

O livro tem sua relevância dentro do sistema educacional e é baseado em um projeto de criação da USP. “Trata-se de uma pesquisa relevante e importante, pois é projeto de sociedade, de desenvolvimento da sociedade capitalista no Brasil. Um projeto que dá origem a criação da USP - Universidade de São Paulo, com o objetivo de formar a elite paulista. Fundado em 1942 o SENAI, para formar o trabalhador para atuar nas fábricas que estavam em crescimento no período. A partir do IDORT é sistematizado as ideias da burguesia industrial paulista, divulgadas pela revista IDORT e defendida, justificada e legitimada pela prática e ações desta mesma burguesia. A partir desta organização industrial é que se elaborar propostas de educação para o país”, finaliza o autor.

O livro

O livro conta sobre um período e de um tema crucial para o entendimento do Brasil atual. As décadas trabalhadas são 1930 e 1940, quando, sob o impulso da Revolução de 1930, foram construídas as bases do Brasil moderno. E o tema é a racionalização do trabalho com a criação de Idort (Instituto de Organização Racional do Trabalho), em 1931, importante ponto de apoio para a instituição do Senai ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), integrante do chamado “Sistema S”, ampla rede de formação profissional existente ainda hoje no país. E o próprio Idort permanece em plena atividade, constituindo-se como o principal parceiro do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no que se refere à formação e a captação de instrutores e consultores no âmbito do hoje, tão decantando o empreendedorismo. Explorando a documentação permanente, com destaque para a revista, Eraldo Efetuou uma consistente crítica a esse verdadeiro partido ideológico da burguesia industrial utilizando para aplicar e disseminar no Brasil os postulados tayloristas como forma de disciplinar a classe trabalhadora e aumentar sua produtividade. Trata-se, pois, de uma obra de leitura imprescindível para se compreender, em suas raízes, o fenômeno a dominação burguesa que vem estendendo seus tentáculos a toda a vida da nação, em especial o campo educativo.

O Autor

Eraldo Batista é doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, área de pesquisa Filosofia e Historia da Educação e vinculado ao Grupo de pesquisa HISTEDBR - Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná, HISTEDOPR.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, na área de Ciências Sociais na Educação. Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999).

Graduado em História pelo Centro Universitário de Araras (2008). Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Sociologia da Educação, História do Brasil, História Contemporânea, Políticas Educacionais, Pensamento Sociológico, Sociologia do Trabalho, História Social e do Trabalho. Ministrando aulas em cursos de graduação em História e Pedagogia, orientando trabalho de conclusão de curso nestes respectivos cursos. Atuou em curso de Pós Graduação Lato Sensu (Curso de Gestores - 2005- 2006) pela Faculdade de Educação da Unicamp e como professor em curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional (2010 - 2011).