Professora da Unioeste faz parte de Comissão nacional

A professora doutora, Anair Lazzari Nicola, do Colegiado de Enfermagem do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi convidada para integrar a Comissão para Revisão e Atualização da Resolução do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen nº 293/2004. Esta resolução compõe os parâmetros para o Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem, ou seja, o método para definir o quadro quantitativo e qualitativo (categoria profissional) de pessoal de Enfermagem, para suprir a demanda de assistência de forma qualificada e segura.

Segundo a professora Anair, esta resolução dará suporte para todos os profissionais da Enfermagem, inclusive gestores, para se basearem e adaptarem os recursos humanos a necessidade de cada local de atuação, a fim de viabilizar o cuidado de qualidade.

Farão parte desta Comissão seis enfermeiros de diferentes locais do Brasil, sendo que a professora da Unioeste é a única representante do estado do Paraná. Anair, que também é coordenadora do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade, comenta a importância de fazer parte desta Comissão. “Meu estudo e meu trabalho são reconhecidos e poderei trazer mais conhecimentos para meus alunos”, enfatiza.

A revisão será importante para incorporar questões que a Resolução de 2004 não atende, como a previsão de recursos humanos de enfermagem em serviços de cuidados paliativos e oncológicos, além das Unidades de Pronto Atendimento, destinadas à assistência de pacientes de alta dependência, proporcionando assim, melhorias nos processos de trabalho e consequentemente no atendimento dos pacientes.