Pró-reitoria cada vez mais próxima da comunidade

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de permitir, recepcionar e gerir os projetos extensivos realizados pelos professores e acadêmicos da Universidade, vêm se aproximando cada dia mais da comunidade externa da região oeste do Estado.

Nos últimos anos, a Proex por meio da transferência de conhecimento e ações técnicas que são desenvolvidas no meio da comunidade por professores e acadêmicos, pôde atingir um número grande de atividades e público. Entre mais 2 mil atividades realizadas nos últimos quatro anos, envolvendo programas, projetos, prestações de serviços, cursos e eventos, o público atingido foi de mais de 7 milhões de pessoas, entre docentes, alunos, agentes universitários e público externo.

A equipe da Proex, coloca que o compromisso principal da extensão universitária é a transformação da sociedade e o desenvolvimento humano, no âmbito acadêmico e social, pois a atividade extensionista proporciona ao acadêmico a vivência naquele grupo, aprendizagem e participação nestes processos sociais.

Proex em crescimento e desenvolvimento

As diversas atividades realizadas pela Pró Reitoria de Extensão destacam-se em todo o cenário da Universidade, que por consequência tem mais notoriedade e prestígio.

A Kula Web  Rádio é um dos projetos desenvolvidos por meio da Extensão e que serve como canal de comunicação entre a comunidade acadêmica da Unioeste e a sociedade. A emissora destaca-se pela transmissão ao vivo das reuniões Conselhos Superiores (COU e CEPE) e eventos realizados na Universidade.

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) também faz parte do rol de projetos em andamento, o que neste caso, é um investimento nas potencialidades artísticas dos acadêmicos, docentes e agentes universitários.

O esporte também tem espaço garantido dentro da Unioeste, por meio da coordenação de esportes e realização e participação em eventos como o JISU (Jogos de Integração dos Servidores da Unioeste), Josuepar (Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná), Jup’s (Jogos Universitários Paranaense) Jub’s (Jogos Universitários Brasileiros) e Campeonato Interno de Futebol Suíço da Unioeste, entre outros. Estes eventos permitem aos servidores e acadêmicos da Universidade uma interação com outros locais e realidades além do incentivo ao lazer e esporte.

Além destas atividades ainda destacam-se a implantação da “Proex Online”, com a intenção de desburocratizar e facilitar o acesso à relatórios e projetos, e também a divulgação das atividades. O Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), atrai diferentes públicos e permite a participação com apresentações de trabalhos, experiências e ações realizadas em prol do conhecimento científico. O evento completou neste ano 15 edições e é considerado o maior da Universidade.

A aproximação da Unioeste com a comunidade se nota ainda mais quando o projeto, que leva o mesmo nome “Unioeste na Comunidade” se apresenta. Este projeto tem o objetivo de proporcionar o contato direto da Universidade com o público externo, além de permitir ao acadêmico uma experiência fora da sala de aula. Isso se dá por meio de participações em eventos de várias formas e pelo atendimento e atenção à saúde da população.

Os projetos de extensão realizados pela Proex são vários e podem além de proporcionar diversos conhecimentos, auxiliar no currículo dos acadêmicos, são eles: Centro de Valorização Tecnológica, Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e Juventuda (Nedji), Programa O Paraná Fala Inglês, Projeto de Gestão das Unidades Artesanais (GUA), Projeto Novos Caminhos, Projeto Rondon, Projeto Saberes e Valores, Unioeste na Comunidade e Projeto Unisol.

Conquistas

Segundo a equipe da Proex, uma grande conquista foi dobrar o número de bolsas de Extensão nestes últimos anos, também pela possibilidade de criação de uma modalidade específica, o Pibex (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária). Até este ano são 24 bolsas do Pibex e 130 da Inclusão Social.

Logo, outras fontes de recursos como MEC/SESU (Secretaria de Educação Superior – Ministério da Educação), Universidade sem Fronteiras, Bom Negócio Paraná, alavancaram a prestação de serviços e o angariamento de alunos com remuneração nestes programas.