PEE realiza encontro com pró-reitores de graduação do Estado

Na manhã de hoje (2/10) todos os pró-reitores de graduação do Estado do Paraná, participantes do Instituição Estadual de Ensino Superior (IEES) e representantes dos grupos de Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), se reuniram no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O encontro visou buscar melhores condições institucionais de acolhimento aos estudantes com deficiência ou necessidades especiais nas Universidades Estaduais. A Unioeste possui o Programa de atendimento às pessoas com necessidades especiais desde 1997, em cada um dos cinco campus da Universidade.

Participaram do encontro os pró-reitores de graduação da Unioeste, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Segundo a coordenadora do PEE da Unioeste, Lucia Tureck com o processo de educação inclusiva, cada vez mais jovens com deficiência e necessidades especiais chegam ao ensino superior e cabe às Universidades prover as condições de acessibilidade pedagógica, arquitetônica e de atitudes, para possibilitar o ingresso e a permanência desses estudantes aos cursos de graduação e pós-graduação, com resultados positivos para sua formação.

O PEE também procura interagir com a comunidade externa por meio da participação nos mais diferentes espaços sociais. Uma destas interações vem ocorrendo nos cursos de formação continuada, desenvolvidos ou apoiados por este programa. Assim, está sendo possível socializar conhecimentos indispensáveis para o rompimento de estereótipos construídos historicamente e contribuindo no desenvolvimento de uma práxis comprometida com o processo de emancipação humana.