Alunos da Unioeste participam de evento nacional sobre terceira idade

Alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do do XIV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XIII Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, em Palmas, no Estado do Tocantins, que começou na terça-feira, 20, e prossegue até dia 2 de outubro.

Os alunos Maycon Hoffmann Scheffer e Stephanie Pianaro de Castro do curso de enfermagem do campus de Cascavel apresentarão seis (6) trabalhos, relatando as experiências de seus projetos executados na universidade com a temática da Terceira Idade.

O projeto é coordenado pela Professora Doutora. Marcia Mendes e tem como o objetivo aprimorar informações sobre o assunto e reúne relatos e troca de experiências com os demais estudantes do Brasil. “Desta forma, a Unioeste insere-se no âmbito nacional de pesquisas acerca do tema “Terceira Idade”, diz a professora.

Ela relata, ainda, que o desenvolvimento destes projetos são de grande importância, uma vez que insere a Instituição em eventos dirigidos à discussão de assuntos atinentes à terceira idade. “ Podemos contribuir e elevar qualitativamente sua formação pessoal e acadêmica para posterior aplicação em sua vida profissional”.

O XIV Fórum Nacional de Coordenadores  de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior tem como  tema principal “ A Relação Pesquisa e Extensão como uma Possibilidade de Qualidade de Vida nos Idosos.”  Este ano o evento está sob a responsabilidade da Universidade da Maturidade (UMA) –Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Durante o evento estão ocorrendo o XIII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o II Encontro Internacional da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI).

A expectativa de vida cresceu nos últimos anos. No Brasil, a esperança de vida ao nascer aumentoude 71,3 anos, em 2003, para 74,9 anos, em 2013, conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O congresso está discutindo problemas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida de quem está envelhecendo.