Unioeste no II Congresso Nacional do Projeto Rondon

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  participou na última semana do II Congresso Nacional do Projeto Rondon, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com uma das maiores delegações do evento. Composta por 18 integrantes sendo três professores, 12 alunos e mais duas ex-alunas, representando todos os campi da Instituições. Ao todo foram apresentados três trabalhos orais, nove painéis e três exposições fotográficas.

Os professores participaram das discussões com as demais IES e com o Ministério da Defesa, sobre os desafios do Projeto Rondon para os próximos dez anos. Os alunos puderam compartilhar conhecimentos e divulgar os trabalhos desenvolvidos nas atividades que desenvolveram nas operações do Projeto Rondon que participaram.

Próximos Editais

A partir das discussões realizadas e dos esclarecimentos realizados junto a Equipe do Ministério da Defesa, para a operação de julho de 2016, a Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste irá trabalhar para que possamos enviar dois projetos por campus, sendo um do Conjunto A (cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde) e outro do Conjunto B (comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho).

Segundo a professora Adriane de Castro Martinez Martins, coordenadora institucional do Projeto Rondon na Unioeste, enfatiza que “estamos trabalhando para que um maior número de professores e alunos possam participar deste projeto, pois consideramos extremamente importante para a formação acadêmica e ampliação da extensão universitária em nossa instituição”.

As inscrições dos projetos para esta operação será divulgada pelo Ministério da Defesa até o final do mês de outubro de 2015.  Para janeiro de 2016, serão realizadas apenas operações regionais, nas quais apenas Instituições de Ensino Superior (IES) do Mato Grosso do Sul e Maranhão poderão participar.

Participação da Unioeste

Todos os anos a Pró-Reitoria de extensão recebem em torno de 100 inscrições de alunos que desejam participar do projeto e com as mudanças ocorridas nas últimas operações, cada  Instituição pode concorrer com apenas duas propostas. Cada proposta aprovada, possibilita a participação de oito acadêmicos e dois professores, conforme regras do Edital do Ministério da Defesa. Na Operação Bororos, realizada em julho de 2015, a Unioeste teve uma proposta do Conjunto A aprovada.