Vice-reitor da Unioeste recebe título Doctor Honoris Causa

O vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), professor doutor Carlos Alberto Piacenti, membro do Programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, recebeu título de Doctor Honoris Causa en Ciencias Económicas concedido pela Universidad Nihon Gakko, Paraguai, sendo o primeiro professor da Unioeste a receber este título.

O título tem o sentido de “por causa de honra” e foi cedido pela Universidad Nihon Gakko pelo notório comprometimento do vice-reitor com a Instituição, passando a ser intitulado como Dr. Dr. h. c. (Doutor Doutor Honoris Causa). “Sei que esta homenagem é fruto do carinho e de uma profunda amizade que nasceu entre os professores da Nihon Guakko e a Unioeste”, salienta o professor.

Piacenti explana também que por parte das duas Universidades “deve-se ter o compromisso conjunto de realizar pesquisas e estudos que possam contribuir para a melhoria de vida de nossas populações, com redução das desigualdades econômicas e sociais, com a redução da violência, entre tantos outros problemas que temos em comum”.

Para o vice-reitor, temos que pensar uma universidade que proporciona a integração com nossos países vizinhos: “A Universidade pública deve oportunizar a todos vivenciar projetos sociais, programas de extensão de pesquisas, que vão alem de nossas salas de aulas, e que de fato criem elos permitindo uma aproximação e a troca de experiência entre os envolvidos”, declarou.

Comenta sobre as inúmeras dificuldades, que muitas vezes não permitem que estas ações aconteçam de forma mais rápida: “Apesar disso tenho certeza que quando se quer algo, dá-se um jeito de superar, afinal as nossas universidades começaram suas parcerias com projetos pequenos, e que irão ao longo do tempo se tornar cada vez maiores e mais significativos”, finalizou.

A direção da Universidade paraguaia ressalta que os povos brasileiro e paraguaio necessitam de universidades unidas, pois podem formar indivíduos participativos e ter consciência que há muito que fazer em ambos os países.