Unioeste participa de encontro sobre Avaliação Institucional

Na última semana a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi representada pela diretora de Avaliação Institucional, professora Ivete Janice de Oliveira Brotto, em reunião de trabalho da Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná – CEA/SETI. O evento  ocorreu nos dias 10 e 11.

Sob a coordenação da professora Terezinha Tembil, para, dentre outros assuntos de ordem geral, foi feita a revisão e alteração de alguns itens do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo, Presencial e EAD – CEA/SEAES. A revisão ocorre em virtude, sobretudo, da alteração do instrumento federal de avaliação de cursos pelo INEP/MEC, que baliza o instrumento do Estado.

A diretora de Avaliação Institucional, Professora Ivete Janice de Oliveira Brotto, evidenciou a importância da presença da Unioeste nesses trabalhos, afirmando que “a participação no processo de criação e no acompanhamento/ajustes dos instrumentos de avaliação pelos quais os cursos são e serão avaliados possibilitam discutir e compreender o propósito dos indicadores e pesos atribuídos para as diferentes dimensões do Instrumento, apreender as nuances da avaliação externa, e, em especial, defender, no que é possível, e, no que couber, as especificidades dos cursos da Unioeste de modo a não serem prejudicados em relação a cursos de outras IES já consolidadas.”

Ivete salientou ainda  que a reunião “oportuniza, com um trabalho participativo e democrático entre Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Graduação e Comissão Central Permanente de Avaliação - CCPA, aos cursos conhecerem-se melhor “por dentro” e buscar por alternativas para tentar superar suas fragilidades e contribuir para a qualidade da oferta da educação em nível superior na Unioeste”.

Participara do encontro representantes da CEA, Unioeste, UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unespar e UENP e representantes do Conselho Estadual de Educação, da Escola de Magistratura do Paraná e da Secretaria de Estado de Educação.