Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino médio

A pactuação realizada entre  Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado e Educação (SEED/PR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em março de 2014, possibilitou a realização do Curso de Extensão de Formação de Professores do Ensino Médio, cuja primeira etapa desenvolveu-se de junho a dezembro do ano passado.

Segundo a coordenadora do pacto na Universidade, professora Lucia Terezinha Zanato Tureck, o objetivo principal desta formação é contribuir para o aperfeiçoamento da formação continuada dos professores a partir da discussão das práticas docentes à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, articulando-se ao redesenho curricular em desenvolvimento nas escolas públicas de Ensino Médio a partir das Diretrizes.

Neste ano (2015), a segunda etapa teve início em abril e está sendo retomada após o período de greve das universidades estaduais e da rede estadual de ensino e, na continuidade do objetivo central, deve aprofundar as discussões sobre a articulação entre conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas, a partir da realidade escolar.

Uma das atividades, comenta Lucia, é a formação dos Formadores Regionais, técnicos dos Núcleos Estaduais de Educação, que coordenam o trabalham em seu âmbito, e dos Orientadores de Estudos, que coordenam as turmas de cursistas nas escolas.

Esta formação consiste no estudo dos conteúdos dos Cadernos Temáticos, que são cinco nesta etapa: Organização do trabalho pedagógico no Ensino Médio; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens; Matemática.

Para essa formação, docentes da Unioeste contribuem com suas experiências de ensino e pesquisa nas diversas áreas e disciplinas, apresentando e problematizando os conteúdos a serem estudados.

Na última segunda-feira (20), em Cascavel, foi encerrada  a realização de quatro encontros de formação sobre o Caderno 2 – Ciências Humanas,  os quais  contaram com a contribuição dos docentes de Filosofia, Sociologia e Geografia: Ester Dreher Heuser, Mateus Pires, Paulo Polon, Najla Mormul, José Luiz Zanella  e Suely Martins. Os encontros ocorreram nos campi de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo, com a participação dos professores do Núcleo Regional de Educação RE de Assis Chateaubriand também, num total de 226 orientadores e oito formadores.