PDA e Medicina Ocupacional do HUOP realizam exames em servidores

Um Plano de Desenvolvimento de Agentes Universitários (PDA) tem sido desenvolvido por servidores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), com o objetivo de avaliar se os funcionários do Hospital receberam o esquema vacinal de Hepatite B (VHB). Além disso, o Projeto pretende verificar se a vacina foi efetiva, promovendo assim, a produção de anticorpos protetores contra o vírus.

Os profissionais da saúde estão constantemente expostos a agentes infecciosos (bactérias, vírus e fungos) potencialmente infectantes, devido a natureza de suas atividades, por isso o Projeto destaca a importância da adoção de políticas públicas baseada na prevenção da Hepatite B entre os trabalhadores do HUOP.

O Projeto intitulado “Avaliação da resposta sorológica ao vírus da Hepatite B em funcionários do Hospital Universitário do Oeste do Paraná”, ocorre desde 2014, em parceria com a Medicina Ocupacional do HUOP e auxilia nos serviços prestados pelo setor, no que se refere a realização de exames laboratoriais periódicos de todos os trabalhadores da unidade de saúde.

Segundo o coordenador do PDA, Muriel Padovani Giolo, a realização destes exames periódicos é uma exigência da legislação trabalhista e que nunca havia sido feito na Instituição. “Com isso o ganho na prevenção de patologias ocupacionais é imenso, propiciando bem estar e segurança aos nossos funcionários”, destaca.

O coordenador conta ainda que, até o momento foram atendidos 468 servidores, sendo realizado mais de 4.500 exames laboratoriais.

Segundo a enfermeira da Medicina Ocupacional, Franciely Rosa de Castro, estes 468 servidores passaram pelo exame médico periódico e todos, conforme a necessidade, foram encaminhados à outras especialidades.

Com a parceria realizada pelo projeto e o setor de Medicina Ocupacional, além dos exames para referentes à hepatite B, diversos outros exames também vêm sendo feitos, como de glicemia, colesterol, triglicerídeos, hemograma, anti HCV (hepatite C), urina, fezes, entre outros; aproveitando uma única coleta. A enfermeira Franciely ressalta que os tipos de exames realizados são conforme o setor e função que o servidor atua, seguindo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Os colaboradores do PDA­ são: Algemiro de Oliveira, Cristiane Regina dos Santos Silva, Fátima Inês Milkiewicz e Robson Luís Schuinka.

Resultados Parciais

Até o momento foram encontradas os seguintes valores nas dosagens de anticorpos contra o vírus da Hepatite B (Anti-Hbs):

- 169 servidores com níveis protetores contra a infecção (>100 mUI/mL)

- 97 com concentração entre 10 e 100 mUI/mL

- 72 com níveis < 10mUI/mL

Amostras com concentrações maiores que 10mUI/mL são consideradas reagentes para anticorpos contra antígenos de superfície do vírus da Hepatite B. Habitualmente pacientes imunes apresentam resultados maiores que 100mUI/mL.

A partir da consulta, todos os servidores que não estavam imunes, foram encaminhados para os postos de saúde para receberem a dose da vacina.

Mais informações sobre agendamentos e retornos podem ser obtidos na Medicina Ocupacional, com a enfermeira Franciely Rosa de Castro, pelo ramal 5207.

O que é a hepatite B?

A Hepatite B é uma doença hepática infecciosa-inflamatória, causada pelo vírus da hepatite B (VHB) e a transmissão se dá por contato com material biológico infectante, especialmente sangue, por via sexual e por transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho no momento da gestação ou do nascimento.