Ceatox participa de evento sobre agrotóxico em plantação de fumo

O Centro de Assistência em Toxicologia (Ceatox) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), juntamente com o Grupo de Trabalho (GT) Agrotóxico da 10º Regional de Saúde, participaram na última semana (01 e 02 de julho) de um Seminário realizado em Curitiba.
O “Seminário sobre exposição, manejo clínico, notificação e investigação de Intoxicação por Agrotóxico e Doença da Folha Verde do Tabaco” foi realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde e teve o objetivo de contemplar o planejamento para 2015 do Grupo de Trabalho do Tabaco, além de debater sobre as causas do uso deste material.
Assim, durante o evento foram discutidos temas como intoxicação aguda por agrotóxicos, toxicologia básica, notificação e investigação das intoxicações e também efeitos sobre a saúde dos fumicultores e outros agricultores a médio e longo prazo pelo uso de agrotóxicos.
Segundo uma das professoras responsável pelo Ceatox, Carla Brugin Marek, este Seminário teve grande importância, pois “serviu para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Toxicologia/Ceatox em relação à utilização de agrotóxicos”, explana.
Também a professora Ana Maria Itinose, coordenadora do Centro, salientou que “fica o alerta e o repensar de como transformar esta atividade em um trabalho menos nocivo”, explica.
Na região de Cascavel não há o predomínio da produção de fumo, ou seja, há a intoxicação do produtor rural pelo uso de agrotóxico. “O Ceatox existe há dez anos e neste período podemos observar que há a necessidade de maior conscientização dos trabalhadores em relação ao uso do agrotóxico”, esclarecem.
O Grupo do Ceatox foi representado pelos professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Ana Maria Itinose, Carla Brugin Marek, Fabiano Sandrini e Sergio Nascimento Pereira.